A manutenção sofreu uma série de modificações e evoluções ao longo do tempo. Com o passar dos anos, novas técnicas e procedimentos surgiram, possibilitando maior disponibilidade e garantia da confiabilidade dos equipamentos. Dentre as técnicas mais conhecidas, a manutenção preditiva tem grande destaque devido à sua eficiência e diversas outras vantagens.
Podemos dizer que essa prática diz respeito ao conjunto de procedimentos e atuações que são realizados de acordo com alterações de parâmetros ou modificação do desempenho de uma máquina ou equipamento.
Caso você tenha dúvidas sobre o que é a manutenção preditiva e quais são suas vantagens e objetivos, não se preocupe! Acompanhe este post e descubra tudo o que você precisa saber!
O que é manutenção preditiva?
Compreende todas as técnicas aplicadas à engenharia de manutenção e tem como finalidade indicar as condições reais de funcionamento e de desempenho de uma máquina. Por meio da medição e do acompanhamento de parâmetros, consegue-se acompanhar o desgaste ou a degradação de componentes e o desempenho do equipamento em tempo real.
Esse tipo de manutenção pode ser aplicada no monitoramento de condições mecânicas, elétricas, pneumáticas, hidráulicas e eletrônicas de equipamentos. Ela possibilita conduzir o rendimento e a eficiência dos aparelhos e processos sem que sejam necessárias paradas e intervenções, como em outros tipos de manutenção.
Quais são seus objetivos?
A principal meta dessa técnica é maximizar a vida útil das máquinas. A manutenção preditiva, além de garantir a confiabilidade e a disponibilidade dos equipamentos, permite que as empresas busquem diversos outros objetivos, dentre os quais podemos citar:
- determinar previamente a necessidade de intervenções em equipamentos;
- eliminar a necessidade de abertura de acessos e desmontagem de máquinas para diversas inspeções;
- reduzir as manutenções corretivas e as paradas;
- diminuir a quantidade de danos e acidentes;
- potencializar a vida útil das máquinas e componentes;
- garantir a confiabilidade dos equipamentos e dos serviços prestados.
Cada um dos itens mostrados pode ser utilizado como meta para uma empresa. Vale destacar que eles só podem ser alcançados se os aparelhos forem devidamente monitorados e utilizados de acordo com as normas e condições especificadas no manual.
Que vantagens ela traz para a empresa?
As vantagens da manutenção preditiva podem ser todos os objetivos mostrados anteriormente, mas podemos destacar outros benefícios:
1. Diminuição do tempo de indisponibilidade/aumento do tempo de operação
Uma das principais características da manutenção preditiva é o acompanhamento dos dados em tempo integral de cada um dos equipamentos de uso rotineiro. Dessa forma, é possível mensurar o desgaste ou a degradação de seus componentes por meio dos parâmetros previamente determinados.
Esse acompanhamento elimina a necessidade de desmontagens e remontagens para inspeção, aumentando o tempo de operação e, consequentemente, a produtividade.
2. Redução das paradas programadas para manutenção
A manutenção preditiva permite antecipar problemas no funcionamento do maquinário antes que eles afetem o processo de produção, já que possibilita identificar falhas e anomalias nos equipamentos utilizados.
Por isso, a necessidade de paradas programadas para manutenção diminui drasticamente, visto que os parâmetros métricos para o seu funcionamento são constantemente acompanhados e revisados.
3. Aumento da eficácia das intervenções
A manutenção preditiva deve fazer parte das estratégias e ações de manutenção preventiva e corretiva das máquinas e equipamentos, orientando os reparos e consertos necessários em cada item de forma rápida e eficiente.
Isso só é possível graças ao acompanhamento dos parâmetros e indicadores determinados pelos fabricantes e usuários do maquinário, o que permite uma intervenção eficaz e reduz o tempo de indisponibilidade do equipamento.
4. Aumento da confiabilidade e garantia de qualidade dos serviços prestados
Adotar a estratégia da manutenção preditiva oferece ainda um benefício indireto: o aumento da confiabilidade tanto no processo de produção quanto no produto final.
Isso se deve ao acompanhamento de detalhes específicos durante o uso do equipamento, como a qualidade do produto gerado, a redução de descartes de insumos e até mesmo a eficiência do processo como um todo.
5. Redução no número de quebras
Grande parte dos danos em máquinas e equipamentos pode ser evitada por meio da manutenção preditiva. O acompanhamento de dados em tempo real facilita a verificação periódica dos aparelhos e mecanismos, inclusive dos mais sujeitos a quebras e desgastes.
Os aparelhos de vigilância constante utilizados na manutenção preditiva podem prever, com antecedência, avarias, danos ou mau funcionamento dos componentes das máquinas, indicando a necessidade de intervenção.
Dessa forma, é possível traçar um plano de ação para que os equipamentos se mantenham em bom estado, diminuindo a necessidade de consertos.
6. Aumento do tempo de vida das máquinas
A coleta constante de informações a respeito do funcionamento de cada equipamento envolvido no processo de produção permite planejar pequenas intervenções que, em conjunto com outras estratégias de conservação e uso adequado do maquinário, prolongam sua vida útil.
Isso se traduz em maior produtividade e menor uso de recursos alocados para consertos e compra de novos equipamentos.
7. Redução dos custos de manutenção
Uma das maiores vantagens da manutenção preditiva é a redução dos custos de manutenção, seja ela preventiva ou corretiva. O acompanhamento constante do estado das peças de maquinário permite antecipar falhas e determinar as condições necessárias para otimizar a vida útil dos equipamentos. Essa estratégia resulta em diminuição dos gastos de diversas formas:
- pelo planejamento de intervenções preventivas para aumentar a durabilidade das peças e componentes da máquina;
- por meio da utilização de técnicas menos invasivas e mais rápidas para consertos e reparos;
- com a redução de consertos emergenciais, que são mais caros e atrasam a produção;
- pela diminuição do risco de acidentes de trabalho e aumento da segurança dos funcionários;
- por meio da possibilidade de executar pequenos reparos sem a necessidade de retirar o equipamento de operação.
Estima-se que é possível reduzir até um terço das despesas com manutenção de maquinário e ainda prevenir a queda da produtividade e da lucratividade, uma vez que os equipamentos se mantêm em pleno funcionamento a todo o momento.
Como realizá-la?
Para fazer a manutenção preditiva, são necessários diversos aparelhos de medição, sensores e softwares. Somente dessa forma é possível registrar as informações e parâmetros para comparação e monitoramento da tendência, do desempenho e do desgaste dos equipamentos.
Dessa forma, é necessário acompanhar os seguintes parâmetros:
- vibração;
- variação de temperatura;
- temperatura absoluta;
- variação de pressão;
- consumo de óleo e combustíveis;
- integridade/contaminação de óleos lubrificantes.
A alteração dos parâmetros mostrados auxilia na detecção de falhas antes que ocorram danos ou quebras. Podemos dizer que a técnica permite que qualquer problema nas máquinas ou equipamentos seja indicado com antecedência, garantindo a segurança da operação e intervenções de forma programada.
A manutenção preditiva é uma tendência mundial, sendo aplicada nas mais diversas áreas de operação, desde a indústria aeronáutica até os equipamentos domésticos. Esse tipo de revisão também é um dos pilares da Indústria 4.0.
Aprendeu o que é a manutenção preditiva e quais as suas vantagens e objetivos? Ficou alguma dúvida? Deixe o seu comentário abaixo!