Big Data Analytics é o conjunto de tecnologias de software e hardware que possibilitam armazenar, processar e extrair informações de grandes volumes de dados de variados tipos e coletados a partir de diversas origens. Ao identificar padrões e relações entre eles, possibilita que as organizações possam compreender melhor seus consumidores, as variações no mercado e antecipar-se às tendências de futuro.
Neste post, você conhecerá as principais vantagens do Big Data Analytics para o seu negócio. Confira!
De onde vêm as informações?
Informações relacionadas ao negócio são geradas o tempo todo a partir de diversas fontes internas e externas:
Fontes externas: posts em redes sociais, comentários feitos sobre os produtos, respostas a formulários enviados para os clientes, informações geradas pelo mercado financeiro, empresas de crédito, balanços de concorrentes, etc.
Fontes internas: vendas de produtos, preço cobrado por fornecedores, custos operacionais, estoque, entre outros.
Por meio de sofisticados algoritmos de busca e indexação e de modelos matemáticos e estatísticos, são feitas análises cuidadosas de forma rápida e eficiente. Então se chega a informações que permitem descrever o cenário atual do mercado, identificar potenciais mudanças e prescrever alterações em processos internos para adequação às novas demandas.
Vantagens do Big Data Analytics
A análise dessa grande quantidade de informações leva a um entendimento mais amplo e profundo dos consumidores e competidores. Isso possibilita decisões rápidas e mais adequadas às variações do mercado. A partir de então, diversas ações passam a ser otimizadas. Veja a seguir algumas delas.
Criação de estratégias de marketing
- Encontrar os clientes potenciais.
- Identificar alterações nas preferências dos clientes.
- Encontrar quais segmentos de mercado se tornarão mais lucrativos.
- Adequar a marca da empresa e seus produtos.
- Direcionar os investimentos em inovação.
Gerenciamento de risco
- Reduzir o tempo de entrega dos pedidos.
- Evitar atrasos de fornecedores.
- Evitar problemas internos que atrasam a produção ou impedem vendas de acontecerem.
Relacionamento com o cliente
- Melhorar a experiência do cliente ao utilizar seus produtos, website etc.
- Sugestão de produtos pelos quais o cliente realmente se interessa.
- Criação de ofertas específicas para grupos de clientes a partir de seus padrões de consumo, localização geográfica, preferências etc.
Melhoria dos processos internos
Com a análise de dados, as empresas podem compreender melhor o que estão fazendo de forma mais eficiente e onde estão os gargalos em sua produtividade. Os profissionais qualificados para trabalhar com Analytics baseiam-se nos dados da organização para entender:
- As causas dos problemas recorrentes.
- O que acontecerá no futuro se eles persistirem.
- Como mudar as rotinas e processos para que sejam mitigados.
As empresas que adotam o Analytics passam a ter condições de operar de forma mais eficiente, melhorando a relação custo/beneficio e otimizando a receita gerada por novos produtos e serviços.
Por que devo começar já a usar o Big Data Analytics?
Big Data Analytics é uma ferramenta estratégica para atrair mais clientes por meio de um aprofundado conhecimento de seus padrões de consumo e pela identificação da variação de suas preferências ao longo do tempo. Dado o elevado volume de informações gerado a todo instante e a disponibilidade de variadas ferramentas para análise de dados, as empresas não devem deixar escapar essa oportunidade de gerar valor para seus consumidores, baseando-se em dados e em modelos matemáticos e estatísticos testados e capazes de colocá-las um passo à frente da concorrência.
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