Big Data vs. Business Intelligence: você entende as diferenças?

Cada vez mais, dois conceitos se destacam no mundo dos negócios: Big Data e Business Intelligence. É verdade que ambos tratam de dados e estratégias, porém, eles têm formas de trabalho e técnicas que se diferem demais.

Você já sabe qual é a diferença entre eles? Se não, fique tranquilo, pois preparamos este post para explicar tudo a você. Acompanhe!

O que é Big Data?

Não é mais novidade que, nos dias de hoje, a quantidade de dados que circula é a maior que já foi vista na história. Entretanto, a maioria dos dados que estão em movimento não é estruturada e se encontra fora do ambiente da organização.

Ademais, a origem dos dados é diversa: redes sociais, imagens, e-mails, mensagens instantâneas, entre tantas outras. Nesse sentido, o Big Data pode ser definido como um conjunto de soluções tecnológicas que permite processar e analisar esses dados em uma velocidade muito alta, em tempo real e de qualquer que seja sua proveniência.

O que é Business Intelligence?

Business Intelligence (BI) é um tipo de inteligência que envolve a coleta, processamento, sistematização, análise, compartilhamento e supervisionamento das informações que, de alguma forma, são úteis ao gerenciamento dos negócios.

Além disso, ela também abrange todas as tecnologias, técnicas e metodologias que transformam uma enorme quantidade de dados brutos em um conjunto de informações que façam sentido e que, por consequência, sejam de utilidade para a tomada de decisões estratégicas e assertivas.

Qual a diferença entre Big Data e Business Intelligence?

Como vimos, o BI tem o seu foco em coletar, organizar, transformar e disponibilizar dados para que eles sejam posteriormente utilizados na tomada de decisões de uma determinada organização.

A solução de BI apresenta aos gestores ideias e tendências para que eles consigam criar diretrizes eficazes e corretas, além de permitir, obviamente, uma análise detalhada e acurada da empresa feita com integridade e lisura.

Já o Big Data, por seu turno, não se preocupa tanto com a exatidão com a qual as informações são fornecidas: seu foco está no processamento de dados e na busca de novas descobertas e correlações. Ou seja, o Big Data nem sempre nos dará correspondências que já conhecemos os motivos, pois ele age no sentido de abrir caminhos diferentes e até então inexplorados.

Em outras palavras, o BI interpreta as informações existentes na realidade e rotina da empresa, enquanto o Big Data busca a estruturação de dados que vão tornar o primeiro processo mais rico e eficiente.

Duas soluções que se complementam

Apesar de distintas, Big Data e Business Intelligence são de suma importância para a empresa e devem ser utilizados em conjunto e harmonia para que os melhores resultados sejam efetivamente atingidos e os negócios sejam expandidos.

Podemos dizer, inclusive, que a própria implementação do Big Data já exige um certo conhecimento e experiência em BI. Isso porque o Big Data é um recurso complexo e requer que a organização já tenha certa familiaridade com soluções que envolvam o processamento e a análise de uma grande quantidade de dados. Dessa maneira, caso uma empresa decida implementar o Big Data sem ter previamente trabalhado com nenhum tipo de solução analítica, as chances de fracasso aumentam deveras.

Diante disso, podemos concluir que se por um lado o BI faz referência a perguntas conhecidas e também às nossas próprias concepções sobre determinado assunto, por outro lado, o Big Data envolve todo um conjunto de indagações e vicissitudes com as quais ainda não se teve nenhum tipo de contato. Complementares, os dois são, indiscutivelmente, essenciais para que as organizações consigam aproveitar suas informações de maneira adequada e produtiva.

Gostou do nosso texto? Você já conhecia a diferença entre Big Data e Business Intelligence? Então por que não assina a nossa newsletter para ficar por dentro de todo o nosso conteúdo?

One thought on “Big Data vs. Business Intelligence: você entende as diferenças?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer receber conteúdos exclusivos para alavancar seu negócio?

Quer receber conteúdos exclusivos para alavancar seu negócio?

Preencha o campo abaixo e receba direto em seu e-mail novidades do mercado para sair na frente dos seus concorrentes. 

Seu cadastro foi realizado com sucesso!