Saiba quais são os 3 primeiros passos para explorar novos mercados

É natural que, ao iniciar um novo negócio, o empreendedor deseje seu crescimento e almeje expansões. No entanto, apenas esperar por novos clientes não é o bastante. É preciso usar outras abordagens, principalmente se o intuito principal é o de explorar novos mercados. Logo, apostar em uma única estratégia não é o ideal.

Pensando nisso, mostramos, ao longo deste artigo, os primeiros passos para iniciar uma estratégia de expansão de market share ou de implementação de um novo produto em mercados distintos do atualmente focado por sua empresa. Para tanto, abordamos o planejamento, mapeamento e levantamento de dados, conhecimento de público-alvo e pesquisas. Boa leitura!

Faça um bom mapeamento e levantamento de dados

Construir e fortalecer a marca da empresa e, assim, aumentar seu grau de participação no mercado é algo que deve ser realizado de forma progressiva. Obviamente, a inovação é uma das palavras-chave para esse propósito. Todavia, também para inovar é preciso garantir a consistência das ações perpetradas.

Fazer um bom mapeamento e levantamento de dados é o primeiro passo (e um dos mais essenciais) para quem deseja ter sucesso ao explorar novos mercados. Não há como avançar e conquistar novos espaços sem, antes, conhecer satisfatoriamente o nicho específico e o público ao qual seus produtos e serviços se destinam.

Sendo assim, é simplesmente fundamental investir em um mapeamento amplo e completo de cada local em que seu negócio deseja atuar, por meio de análises bem detalhadas, levando-se em conta os dados específicos de cada região ou segmento.

As informações obtidas serão úteis para identificar novas oportunidades de negócios, além de possíveis gargalos e carências, demandas específicas, perfil do público etc. A partir desses dados, você terá um verdadeiro arsenal para garantir o êxito de suas ações de expansão.

Elabore um planejamento apropriado

A partir das informações colhidas no processo de mapeamento, o próximo passo é começar a fazer planos. Evite, a todo custo, usar de forma rasa, simplista ou pouco refletida as informações obtidas.

Elabore um planejamento estratégico inteligente. Nele, você determinará objetivos e traçará metas a serem alcançadas, além de especificar quantas e quais ações serão realizadas a fim de atingir seus objetivos e quais estratégias serão empregadas.

Lembre-se de que o planejamento é uma ferramenta poderosa para a definição das futuras ações de sua organização.

Conheça seu público-alvo

Seja qual for a sua área de atuação, conhecer a fundo o seu público-alvo é indispensável. Se você cria (ou apenas comercializa) um novo produto ou serviço, deve, consequentemente, considerar a “ponta final”, isto é, sua respectiva utilização ou consumo. Nesse contexto, nada mais apropriado do que produzir ou oferecer justamente aquilo que atenda plenamente as necessidades dos seus clientes.

Portanto, é necessário identificar o perfil do seu público-alvo (suas características, dores, desejos, anseios, necessidades etc.).

Para obter a expansão dos negócios da empresa, é de suma relevância aprender a explorar novos mercados, usando, para isso, as concepções de diversidade e inovação como verdadeiros guias rumo ao seu sucesso.

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