Os principais erros que diretores de BI cometem com sua equipe

Os principais erros de diretores de BI podem comprometer toda a estratégia das empresas quando o assunto é Business Intelligence. Por isso, hoje contemplaremos quais são os maiores equívocos que um líder de equipe pode cometer e como contorná-los.

Business Intelligence é um conjunto de metodologias e processos que transformam dados em informações úteis que permitem a tomada de decisões melhorada. Por essa definição, dá para entender o quão importante é que erros de diretores de BI sejam evitados. Coisas como passar dados incorretos para a sua equipe ou fomentar uma cultura de individualismo podem ser prejudiciais demais para a sua empresa no longo prazo.

Veja o que não fazer para obter sucesso em BI.

Passar dados incorretos ou incompletos para a equipe

Dados incorretos são o motivo número um para a falha de uma estratégia de BI. Afinal, diagnosticar de maneira correta o seu problema dependerá do quão autênticos são suas informações. Hoje, 55% dos CIOs cita a baixa qualidade dos dados como barreira para o sucesso de implementação do Business Intelligence, segundo a InformationWeek.

Entregar para a sua equipe dados de qualidade é o que garantirá entregas de alta performance. Por isso, não confie cegamente na sua solução de BI e valide sempre as informações antes de colocá-las nas mãos do seu time.

Alimentar uma cultura de individualismo

Um dos maiores benefícios do BI é acabar com a separação entre departamentos que existe naturalmente nas companhias. Mas trabalhar em isolamento pode estar tão culturalmente arraigado na mentalidade dos seus colaboradores que pode ser difícil acabar com este hábito. Alguns diretores fazem grandes avanços na implementação do BI, apenas para vê-los serem minados pelo individualismo.

É preciso estimular que seus departamentos trabalhem juntos uns com os outros, não apenas com os dados. Assim eles serão mais bem-sucedidos em suas atividades.

Não apresentar resultados constantemente

Provavelmente o erro mais comum de todos é este: construir uma estratégia de BI e deixá-la por isso mesmo, sem apresentar resultados constantes que justifiquem sua existência. Esperar que Business Intelligence magicamente apareça com insights para o seu negócio é uma abordagem incorreta e que muitas vezes passa por cima de outros fatores, como o treinamento de profissionais e a qualidade de dados (supracitada).

É importante ter tantos funcionários focados em construir um armazém de dados quanto utilizando este mesmo data warehouse. Afinal, é apenas com a apresentação de resultados constantes que diretores de BI comprovam a eficácia de seus departamentos.

Mau diagnóstico de problemas

Se uma firma começa a sua implementação de BI sem saber exatamente o que deseja atingir com isso, ela começa equivocada. ROI depende de uma compreensão clara do negócio para que os dados sejam usados de forma discriminada.

Não dá para simplesmente adotar uma porção de recursos novos e acreditar que eles funcionarão para a sua empresa. É preciso determinar bem em que problema eles atuarão e como.

Conforme as tecnologias continuam a avançar, ferramentas de BI se tornam cada vez mais relevantes para o crescimento das organizações. Entretanto, é preciso monitorar novas tecnologias para garantir que equívocos não estão sendo cometidos ao longo de sua execução.

Agora que você já conhece os principais erros de diretores de BI, sabe o que não fazer se quiser ser bem-sucedido em suas iniciativas. Gostou desse artigo? Continue aprendendo conosco e veja como aplicar a cultura de análise de Big Data em todas as áreas da sua empresa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer receber conteúdos exclusivos para alavancar seu negócio?

Quer receber conteúdos exclusivos para alavancar seu negócio?

Preencha o campo abaixo e receba direto em seu e-mail novidades do mercado para sair na frente dos seus concorrentes. 

Seu cadastro foi realizado com sucesso!