Guia: como usar o Big Data para se destacar da concorrência?

Será que a grama do vizinho é mais verde? Esse questionamento é milenar e apresenta uma tendência inata do ser humano: interessar-se pelo que os outros fazem e tentar superá-los. Essa atitude também é vista no mundo corporativo. Por isso, muitas empresas têm usado o Big Data para vencer a concorrência.

Mas como esse sistema pode ajudar a sua empresa a analisar outras instituições? Que benefícios há nisso? Vamos explicar.

1. Estude o desempenho do concorrente

Algumas empresas “torcem” o nariz quando se fala de analisar outras companhias. Talvez achem que isso vai fazê-la perder a originalidade. Mas isso é um engano. Pois, essa prática é feita por grandes empresas bem-sucedidas.

Para fazer isso, é fundamental o uso do Big Data. Esse sistema pode fornecer os dados que precisa para superar as empresas concorrentes. Como assim? Pode ser que uma companhia tenha lançado uma campanha de marketing de um novo produto.

Analisando os comentários dos clientes dessa instituição, sua empresa pode descobrir uma sugestão ou tendência que pode ser a chave para lançar um item mais interessante e inovador.

2. Analise o público-alvo

Atualmente, não acompanhar e estudar o comportamento do consumidor da concorrência pode ser a diferença entre o sucesso ou não de uma empresa.

Em vista disso, as organizações estão fazendo do Big Data o seu “vigilante” que acompanha as reações dos clientes de outras companhias. Dessa forma, se a empresa constatar que está faltando engajamento dos consumidores com a marca de outra companhia, é possível criar estratégias para atrair esse público para si.

Talvez o ideal seja fazer promoções, conceder prêmios, descontos ou convidar o consumidor para conhecer as dependências da empresa. Até nessa decisão o Big Data pode ajudar.

3. Faça uma comparação

Que tal usar o Big Data para fazer um benchmarking? Esse conceito envolve comparar a sua empresa com outras, quer sejam do mesmo ramo de negócios ou não. Se após essa análise perceber que os processos de outra organização são mais eficientes, é só tentar fazer o mesmo em sua companhia.

Por exemplo, talvez seja interessante com o auxílio do Big Data, tentar notar como uma instituição de renome se aproxima de seus clientes, o que faz para encantá-los e fidelizá-los.

Após isso, adapte essas técnicas a realidade de sua instituição. Durante o período em que estiver testando essas práticas, o Big Data colherá informações que o ajudarão a ver se realmente estão dando resultados.

4. Veja o posicionamento da concorrência

O Big Data pode ajudar também a mensurar o posicionamento de uma empresa concorrente no mundo corporativo. Mas porque isso é importante? Ora, é fundamental saber com quem estamos lidando e daí criar meios para superar o oponente.

Sendo assim, o sistema Big Data pode investigar quais são os pilares que sustentam uma grande corporação. Seria uma forte employer branding (marca empregadora), cultura interna ou prática da inovação? Seja o que for; sua companhia pode descobrir e tentar tornar-se uma referência também.

5. Designe um profissional

Em vista da grande necessidade de analisar informações da internet, é preciso que a empresa tenha profissionais que sejam especialistas nessa prática. Atualmente, existem os chamados cientistas de dados.

Esses profissionais usam com perícia as técnicas do sistema Big Data e a empresa passar a ter um direcionamento para montar estratégias mais assertivas.

Para ajudar as instituições a ter sucesso com o Big Data, a empresa Eleflow criou uma plataforma muito eficiente. Com essa ferramenta, fica muito mais fácil monitorar a concorrência e assim trazer bons resultados para a sua empresa.

O que achou de nosso artigo? Entendeu como usar o Big Data para vencer a concorrência? Então, entre em contato com os especialistas da Eleflow!

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