5 erros que diretores de Business Intelligence cometem

Que o Business Intelligence é uma tecnologia incrível que pode mudar a forma como a sua empresa faz negócios você já sabe. Mas já ouviu falar nos erros de Business Intelligence que podem comprometer a sua performance? Há vários pequenos equívocos que diretores podem cometer no dia a dia e são o suficiente para minar a eficiência de todo o processo.
No nosso artigo de hoje você conhecerá os principais erros de Business Intelligence e entenderá o que é possível fazer para evitá-los. Pronto? Então vamos lá!

1. Usar maus repositórios de dados

Nem todos os repositórios de dados que você encontrará por aí tem informação em que se pode confiar. Por isso mesmo é importante, antes de qualquer coisa, avaliar a qualidade das informações que se têm em mãos. Caso contrário, toda a sua estratégia de BI pode resultar em mais erros que acertos.

Negligenciar a importância de se obter dados de qualidade é um erro fatal em qualquer iniciativa de BI. O ideal aqui é poder contar com parceiros que consigam certificar a integridade dos seus dados.

2. Escolher uma solução de Business Intelligence incompleta

Ignorar as necessidades das pessoas que trabalham com você é outro grande equívoco que pode atrapalhar na implementação do BI. Um erro constante é não investir em uma tecnologia de Business Intelligence que seja compatível com o que seu time precisa.

Para evitar esse problema, antes mesmo de pensar em implementar um software de BI a sua empresa deve conhecer quais são suas necessidades com relação à tecnologia. Faça uma lista das demandas da equipe e, só então, procure no mercado um recurso que possa entregar tudo o que ela busca.

3. Trabalhar com dados defasados

A qualidade dos dados que você utiliza no Business Intelligence faz toda a diferença na obtenção dos resultados esperados. Por isso, deve ser uma preocupação constante dos diretores de BI. Trabalhar com dados antigos, defasados ou com problemas de formatação pode comprometer toda a sua jornada e levar a decisões equivocadas.

Portanto, garantir sua integridade deve ser uma das prioridades entre os responsáveis pelo BI. Fazer auditorias constantes nos seus dados pode economizar milhares de reais no longo prazo.

4. Começar o BI pelas informações corporativas

Começar uma estratégia de BI utilizando apenas as informações que a sua empresa têm em mãos é outro engano que pode custar caro. É importante integrar os dados corporativos à sua ferramenta de BI em lotes, ou data marts, para só depois da validação destes dados permitir que eles integrem de vez o seu data warehouse.

5. Deixar de estimar o custo de treinamento

Um dos maiores erros que o diretor de BI pode cometer é ignorar o fato de que a sua equipe precisará de treinamento para lidar com a nova tecnologia. Estimar mal os custos desse treinamento pode gerar dores de cabeça. Considerar como custos de implementação apenas o valor do software é um erro ainda muito comum.

É preciso levar em consideração o tempo que seu time levará para se acostumar com esse novo recurso e oferecer tanto treinamento quanto possível. Só assim sua empresa conseguirá explorar ao máximo o potencial do Business Intelligence.

Agora que você já conhece os principais erros de Business Intelligence que alguém pode cometer não terá problemas em sua implementação. Quer continuar aprendendo com materiais como este? Assine a newsletter Eleflow agora mesmo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer receber conteúdos exclusivos para alavancar seu negócio?

Quer receber conteúdos exclusivos para alavancar seu negócio?

Preencha o campo abaixo e receba direto em seu e-mail novidades do mercado para sair na frente dos seus concorrentes. 

Seu cadastro foi realizado com sucesso!