Entenda já o que é Credit Scoring e como implementar na empresa

O Brasil terminou o ano de 2016 com 58,3 milhões de pessoas que não conseguiram pagar as suas contas. Esse número foi divulgado pelo site de notícias G1. Em vista disso, muitas empresas estão usando um método conhecido como Credit Scoring antes de fechar um acordo comercial com um consumidor. Mas o que é Credit Scoring?

Por que é importante que a sua instituição o use? Como esse conceito pode ser utilizado em sua companhia? Essas perguntas serão respondidas em nosso texto.  

O que é Credit Scoring?

Esse sistema é um meio utilizado para ser feita uma análise de crédito. Em outras palavras, o Credit Scoring revela se a pessoa é um “bom pagador”. Com base nesse resultado, uma instituição pode conhecer o risco de fazer um empréstimo, uma venda, ou qualquer outro tipo de negócio com um consumidor.

Além disso, usando essa ferramenta, podem ser estabelecidas as taxas de juros de um financiamento e a margem monetária que poderá ser emprestada. Mas como é feito esse processo?

Como é realizado o Credit Scoring?

O Credit Scoring tem um sistema de pontuação. Sendo assim, quanto maior for a nota do indivíduo melhor é a sua reputação perante o mundo comercial. Para definir essa média, são levados em consideração alguns fatores, como:

  • renda;
  • quitação de dívidas;
  • pagamento das contas em dia; e
  • não estar com o nome em cadastros negativos (SPC e Serasa).

Durante essa análise, alguns aspectos têm mais peso que outros. Por exemplo:

  • o histórico financeiro defini 35% do Credit Scoring;
  • as dívidas pendentes — 30%;
  • o período de tempo em que o nome permanece limpo — 15%;
  • número de consultas para aquisição de crédito — 10%; e
  • o tipo de crédito — 10%.

Todo esse processo é feito em poucos segundos, e a empresa consegue um relatório estatístico rápido e confiável sobre um consumidor.

Porque é importante implantá-lo na empresa?

Mesmo que a sua empresa não seja uma financeira, o Credit Scoring pode ajudar muito no relacionamento com o cliente. Por meio dele, é possível ganhar mais eficiência nesse processo.

Com uma verificação tão minuciosa como essa, a companhia evitará investir tempo e dinheiro na divulgação de um produto ou serviço com um público que não está em condições de realizar novas compras.

Por outro lado, ao identificar pessoas com uma boa pontuação, a empresa pode com confiança, usar suas estratégias de marketing para atingi-las e fidelizá-las.

Ainda outra vantagem de implantar o Credit Scoring é a redução de prejuízos com a falta de pagamento dos clientes. Afinal, a instituição lidará com pessoas que se preocupam em manter os seus compromissos financeiros em dia.  

Como poder ser feito esse processo?

Atualmente, a tecnologia oferece um software que ajuda a empresa a calcular o Credit Scoring de um consumidor. Além disso, alguns sites na internet, como o da empresa Serasa Experian, fazem esse processo.

Para isso, basta que a instituição faça um breve cadastro e forneça algumas informações a respeito do cliente. No entanto, algumas companhias preferem contar com a ajuda de especialistas em business intelligence.

Esses profissionais não só conhecem as técnicas do Credit Scoring, como também podem auxiliar a sua empresa a definir as melhores estratégias para atingir com eficiência o seu público-alvo.

Sendo assim, leve para a sua organização essa ferramenta incrível de análise, e tenha mais tranquilidade em suas relações comerciais.

O que achou de nosso artigo? Conseguiu entender o que é Credit Scoring? Aproveite para ler também o post: 5 cases de sucesso de empresas que utilizaram o Big Data.

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