Aprenda como prever o churn e mude a sua estratégia empresarial

A concorrência está cada vez maior e a fidelização de clientes está se tornando ainda mais importante para os negócios. Mas como fazer isso? Como reter mais clientes e engajá-los?

Acompanhe o post que preparamos para que você entenda como prever o churn e mude sua estratégia empresarial para reduzi-lo conseguindo assim clientes cada vez mais fieis ao seu produto.

Entenda o que é o Churn

O churn ou churn rate é uma métrica utilizada nos negócios para definir a taxa de saídas ou cancelamentos do seu negócio ou serviço dentro de um determinado período.

Para definir o churn da sua empresa basta dividir os cancelamentos pelo total de clientes da empresa. O impacto dessa métrica é muito individual, mas é considerado saudável para os negócios manter essa taxa abaixo dos 2%.

É importante entender o comportamento do seu cliente e o tempo de permanência dele na sua empresa, pois um cancelamento é um processo de insatisfação ou de problemas. 

Também é necessário identificar os motivos que fazem com que seu produto ou serviço sejam deixados e aprender com eles para prever o churn rate e adequar sua estratégia empresarial. Como? É o que veremos a seguir.

Avalie a satisfação dos seus clientes

O fator humano deve ser prioridade. Gerar a satisfação do cliente é essencial para o sucesso do negócio e a permanência dele no mercado. Para saber se seus clientes estão de fato satisfeitos você deve perguntar diretamente a eles. O uso de questionários e pesquisas para avaliação do produto ou serviço é uma boa forma de conseguir o feedback.

Clientes insatisfeitos ou com suas necessidades não atendidas provavelmente deixarão sua empresa em breve.

Atente-se ao health score 

O health score é um índice que avalia a saúde do seu cliente. Esse dado está associado ao nível de engajamento do cliente com o produto.

É importante entender as atitudes dos clientes antes de deixar sua empresa. Ou seja, verificar se o cliente deixou de acessar a plataforma por muito tempo, fizeram contato com o suporte ou atrasaram pagamentos.

Com dados consistentes é possível identificar quais os próximos clientes são candidatos a deixar seus serviços e intervir antes que isso aconteça.

Fique de olho na equipe de vendas

Para que sua empresa tenha clientes fiéis, é importante que seu produto seja vendido para o consumidor certo. Se possui produtos para empresas não há motivo para comercializa-lo para pessoas físicas, por exemplo.

A equipe deve ser lembrada de que o que vale não é apenas vender e sim alinhar seu produto com as necessidades do cliente. A estratégia empresarial para prever e evitar o churn deve começar exatamente na pré-venda deixe claro aos vendedores quem são seus clientes ideais e quais são as soluções que o seu produto oferece a eles.

Como pudemos ver, não há uma receita milagrosa para prever o churn, mas o foco deve ser entender o cliente, entender suas necessidades e atendê-las. Não adianta desenvolver um excelente produto e esquecer-se do mais importante que é quem irá utilizar o serviço.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o churn, que tal assinar nossa newsletter e receber mais materiais como esse diretamente no seu e-mail?

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