Business Intelligence e tecnologia: esta parceria é positiva?

Um bom gestor sempre se preocupa com a evolução de sua empresa. Atualmente, esse desenvolvimento depende de alguns fatores. Entre eles, podemos citar o Business Intelligence e tecnologia, pois são ferramentas essenciais para um negócio ser bem-sucedido nessa era digital.

Mas como a sua empresa pode se beneficiar da parceria entre o Business Intelligence e as soluções fornecidas pela tecnologia? Vamos explicar nesse artigo.

O que é Business Intelligence?

O Business Intelligence é um sistema de negócios que permite o monitoramento, organização, análise e compartilhamento de relatórios que são essenciais para que os líderes de uma empresa tomem boas decisões.

Para isso, o sistema usa um conjunto de teorias, metodologias e tecnologias que transformam dados brutos coletados no mundo virtual em informações valiosas que aumentam o desempenho corporativo.

Como esse sistema ajuda a empresa a inovar?

Para ter sucesso na inovação de seus produtos e serviços, uma empresa precisa conhecer bem o mercado em que atua. Do contrário, poderá pisar em um “terreno minado”. Mas como isso pode acontecer?

Talvez a empresa queira se posicionar entre as melhores organizações de sua área de atuação, ou seja, ser mais competitiva. Porém, não seria sábio copiar o que a concorrência está fazendo, pois essa atitude faria a empresa se tornar mais uma no meio da multidão.

Por meio das técnicas e ferramentas do Business Intelligence é possível identificar um caminho ainda inexplorado por outras organizações. Por exemplo, o comentário de um cliente sobre o produto de uma empresa concorrente pode ser a ideia para a elaboração de um item diferenciado que vai encantar os consumidores.

A partir daí, o sistema ajudará os gestores a montar a melhor estratégia para a divulgação do produto. Durante esse processo, o Business Intelligence buscará as mídias sociais mais frequentadas pelo público-alvo da empresa.

De que forma o Business Intelligence e tecnologia podem levar a instituição ao sucesso?

Embora o Business Intelligence entregue para a empresa dados importantes, é preciso usar a tecnologia para que essas informações se transformem em ações. A título de comparação, seria como se o Business Intelligence fosse uma planta bem detalhada que servirá de base para que o arquiteto construa uma bela casa.

Uma ferramenta que pode fazer uma parceria de sucesso com o Business Intelligence é o software CRM — customer relationship management.

Com essa aplicação, a empresa consegue segmentar os dados recebidos e utilizá-los no processo de relacionamento com os consumidores, desde a sua captação até o pós-venda.

Apesar da eficácia do Business Intelligence e das ferramentas tecnológicas, o profissional de BI ainda tem um papel fundamental no sucesso da aplicação dessas soluções na empresa. Quer saber como?

Qual é o papel do profissional de BI?

As ferramentas virtuais entregam as opções, mas cabe aos profissionais, principalmente os diretores de BI, escolher qual é a melhor alternativa para o desenvolvimento das estratégias do negócio.

Por meio dos relatórios emitidos pelo Business Intelligence será possível detectar boas oportunidades de negócio. Mas quais delas terão um efeito mais profundo em seu público-alvo? Às vezes um detalhe pode fazer a diferença nessa decisão.

Por exemplo, o sistema talvez indique que fornecer aos clientes a facilidade das compras online é o caminho mais seguro. No entanto, outra análise demonstra que unir as compras online com as offline é um hábito que está crescendo aos poucos entre os consumidores. Adotar as dois conceitos pode ser uma ótima escolha.

Uma coisa é certa, o uso das técnicas do Business Intelligence aliadas as soluções tecnológicas é um “casamento” que se fortalecerá ainda mais. Sendo assim, cabe as empresas fazerem um bom uso dessas eficientes ferramentas.

O que achou de nosso post? Ele ajudou você a descobrir como o Business Intelligence e tecnologia formam uma boa parceria? Aproveite para ler também: Como aplicar a cultura de análise de Big Data em todas as áreas da empresa?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer receber conteúdos exclusivos para alavancar seu negócio?

Quer receber conteúdos exclusivos para alavancar seu negócio?

Preencha o campo abaixo e receba direto em seu e-mail novidades do mercado para sair na frente dos seus concorrentes. 

Seu cadastro foi realizado com sucesso!