4 cases de sucesso de Business Intelligence para te inspirar

Decidimos separar neste artigo 4 cases de business intelligence para você se inspirar e adotar a prática em sua empresa. Mas você sabe por que é necessário dar tanta atenção a essa tecnologia? A revista Exame publicou uma pesquisa, feita pela consultoria IDC Brasil, que prevê, para 2018, investimentos na marca de 1,3 bilhões de dólares feitos nesse sistema pelas empresas.

Então, o que acha de conhecer os resultados que algumas instituições tiveram com esse investimento? Vamos lá!

1. FIAT

Essa gigante do mercado automobilístico sempre buscou inovar nas suas produções e não foi diferente quando decidiu projetar o novo Uno. O desejo da FIAT era deixá-lo com a “cara do consumidor”. Mas como atingir esse objetivo?

Para isso, a empresa contou com a ajuda do business intelligence e obteve os resultados que desejava. Com o auxílio dessa tecnologia, a corporação conseguiu coletar e garimpar uma enorme quantidade de dados que levou a uma pesquisa muito eficiente.

Com esse estudo realizado, foi possível tomar decisões importantes sobre como adequar o carro de acordo com as exigências dos consumidores.

Além disso, a ferramenta de análise de dados ajudou a empresa a ter uma visão mais global do mercado em que atua, planejando, assim, muitas estratégias para campanhas futuras.

O sucesso do novo Uno foi incrível! As suas vendas dispararam e houve uma enorme quantidade de críticas positivas. Devido a isso, a FIAT recebeu prêmios importantes como o “carro do ano”, concedido pela revista Auto Esporte.

2. GASMIG

A Companhia de Gás de Minas Gerais — GASMIG — tinha sérios problemas com os processos administrativos, como relatórios de faturamento e vendas. Em vista disso, as demandas da empresa pareciam se arrastar e algumas ficavam estagnadas.

Depois de pensar em como essa situação poderia ser resolvida, a instituição decidiu adotar o business intelligence. Esse sistema ofereceu à GASMIG as ferramentas de criação e gerenciamento de banco de dados que precisava para organizar suas demandas internas.

Após a implantação dessa tecnologia, a melhoria na qualidade de seus relatórios, a otimização das tarefas e a organização da área financeira ficou bem evidente. Outro benefício foi o aumento da produtividade e da autonomia dos colaboradores.

Com os processos internos fluindo com facilidade e eficiência, a organização teve uma base sólida para construir estratégias e fazer novas negociações.

3. TNT

Essa corporação é uma das maiores transportadoras de carga expressa do mundo e tem mais de 56.000 funcionários em 61 países. Para manter a excelência de seus serviços, a empresa precisava de um sistema avançado de análise de dados e o degrau para alcançar esse objetivo foi o business intelligence.

Por meio dessa tecnologia, a instituição conseguiu fazer uma análise preditiva, ou seja, prever determinados problemas ou situações desagradáveis que poderiam acometer suas entregas e clientes.

Com base nessas informações, foram criadas várias soluções que auxiliaram nas estratégias da empresa e forneceram indicadores valiosos para melhorar a sua capacidade analítica.

Sendo assim, a TNT continua ampliando seus serviços, chegando a fazer mais de 1 milhão de entregas por dia em todo o mundo.

4. Luz Saúde

O grupo Luz Saúde é um dos maiores do mercado português em prestação de serviços referentes ao cuidado e saúde. Apesar disso, tinha dificuldades em integrar, coletar, armazenar, compartilhar e monitorar seus dados internos.

Além disso, as informações vindas de fontes externas também não estavam sendo organizadas da forma correta. Dessa forma, a instituição decidiu contar com as soluções apresentadas pelo business intelligence e o resultado foi surpreendente!

Com o alto desempenho de análise de dados, a empresa conseguiu indicadores que auxiliaram na melhoria de seus serviços internos. Do mesmo modo, a possibilidade de construir estratégias assertivas foi de grande proveito para a empresa.

Com isso, em 2014 a companhia se tornou a primeira empresa privada do setor da saúde a ser cotada na bolsa de valores.

Em resumo, o business intelligence pode revolucionar as práticas de uma instituição. Então, inspire-se nas histórias de sucesso apresentadas aqui e leve para sua empresa os benefícios desse sistema.

O que achou de nosso artigo? Gostou de conhecer os cases de business intelligence? Aproveite também para entender como gerar vantagem competitiva através da análise de dados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer receber conteúdos exclusivos para alavancar seu negócio?

Quer receber conteúdos exclusivos para alavancar seu negócio?

Preencha o campo abaixo e receba direto em seu e-mail novidades do mercado para sair na frente dos seus concorrentes. 

Seu cadastro foi realizado com sucesso!