4 cases de sucesso de Business Intelligence para te inspirar

Decidimos separar neste artigo 4 cases de business intelligence para você se inspirar e adotar a prática em sua empresa. Mas você sabe por que é necessário dar tanta atenção a essa tecnologia? A revista Exame publicou uma pesquisa, feita pela consultoria IDC Brasil, que prevê, para 2018, investimentos na marca de 1,3 bilhões de dólares feitos nesse sistema pelas empresas.

Então, o que acha de conhecer os resultados que algumas instituições tiveram com esse investimento? Vamos lá!

1. FIAT

Essa gigante do mercado automobilístico sempre buscou inovar nas suas produções e não foi diferente quando decidiu projetar o novo Uno. O desejo da FIAT era deixá-lo com a “cara do consumidor”. Mas como atingir esse objetivo?

Para isso, a empresa contou com a ajuda do business intelligence e obteve os resultados que desejava. Com o auxílio dessa tecnologia, a corporação conseguiu coletar e garimpar uma enorme quantidade de dados que levou a uma pesquisa muito eficiente.

Com esse estudo realizado, foi possível tomar decisões importantes sobre como adequar o carro de acordo com as exigências dos consumidores.

Além disso, a ferramenta de análise de dados ajudou a empresa a ter uma visão mais global do mercado em que atua, planejando, assim, muitas estratégias para campanhas futuras.

O sucesso do novo Uno foi incrível! As suas vendas dispararam e houve uma enorme quantidade de críticas positivas. Devido a isso, a FIAT recebeu prêmios importantes como o “carro do ano”, concedido pela revista Auto Esporte.

2. GASMIG

A Companhia de Gás de Minas Gerais — GASMIG — tinha sérios problemas com os processos administrativos, como relatórios de faturamento e vendas. Em vista disso, as demandas da empresa pareciam se arrastar e algumas ficavam estagnadas.

Depois de pensar em como essa situação poderia ser resolvida, a instituição decidiu adotar o business intelligence. Esse sistema ofereceu à GASMIG as ferramentas de criação e gerenciamento de banco de dados que precisava para organizar suas demandas internas.

Após a implantação dessa tecnologia, a melhoria na qualidade de seus relatórios, a otimização das tarefas e a organização da área financeira ficou bem evidente. Outro benefício foi o aumento da produtividade e da autonomia dos colaboradores.

Com os processos internos fluindo com facilidade e eficiência, a organização teve uma base sólida para construir estratégias e fazer novas negociações.

3. TNT

Essa corporação é uma das maiores transportadoras de carga expressa do mundo e tem mais de 56.000 funcionários em 61 países. Para manter a excelência de seus serviços, a empresa precisava de um sistema avançado de análise de dados e o degrau para alcançar esse objetivo foi o business intelligence.

Por meio dessa tecnologia, a instituição conseguiu fazer uma análise preditiva, ou seja, prever determinados problemas ou situações desagradáveis que poderiam acometer suas entregas e clientes.

Com base nessas informações, foram criadas várias soluções que auxiliaram nas estratégias da empresa e forneceram indicadores valiosos para melhorar a sua capacidade analítica.

Sendo assim, a TNT continua ampliando seus serviços, chegando a fazer mais de 1 milhão de entregas por dia em todo o mundo.

4. Luz Saúde

O grupo Luz Saúde é um dos maiores do mercado português em prestação de serviços referentes ao cuidado e saúde. Apesar disso, tinha dificuldades em integrar, coletar, armazenar, compartilhar e monitorar seus dados internos.

Além disso, as informações vindas de fontes externas também não estavam sendo organizadas da forma correta. Dessa forma, a instituição decidiu contar com as soluções apresentadas pelo business intelligence e o resultado foi surpreendente!

Com o alto desempenho de análise de dados, a empresa conseguiu indicadores que auxiliaram na melhoria de seus serviços internos. Do mesmo modo, a possibilidade de construir estratégias assertivas foi de grande proveito para a empresa.

Com isso, em 2014 a companhia se tornou a primeira empresa privada do setor da saúde a ser cotada na bolsa de valores.

Em resumo, o business intelligence pode revolucionar as práticas de uma instituição. Então, inspire-se nas histórias de sucesso apresentadas aqui e leve para sua empresa os benefícios desse sistema.

O que achou de nosso artigo? Gostou de conhecer os cases de business intelligence? Aproveite também para entender como gerar vantagem competitiva através da análise de dados.

This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *