Uma pesquisa conduzida pela empresa de coleta e análise de dados para marketing em loja virtual, Econsultancy, revelou que um cliente que já comprou na loja tem 50% de chance de provar novos produtos e 31% chances de gastar mais do que novos clientes. O estudo demonstra o que muitos gestores já sabem: manter um cliente é mais interessante e barato do que conquistar novos clientes.
Fazê-lo voltar é importante por vários motivos, além do financeiro. Um consumidor satisfeito vai gerar uma publicidade positiva, vai recomendar seus produtos, reforçar a imagem da marca, dentre outros pontos indispensáveis para o bom andamento do negócio. Se você não sabe como fazê-lo voltar à loja virtual, podemos ajudar. Continue lendo o post e saiba mais.
Aprenda como fazer o cliente voltar na loja virtual
Não há uma fórmula mágica, mas um caminho que exige empenho e uma estratégia bem elaborada. Vamos aos pontos-chave:
1. Utilize pixels de conversão
Pixels de conversão permitem que os gestores acompanhem o comportamento de seus consumidores e se preparem para obter uma maior quantidade de conversões.
A ferramenta é um código inserido em uma peça criativa que gera um pixel 1 x 1 quase imperceptível. Ele fará o rastreamento online, disponibilizando informações relacionadas às conversões, taxa de abertura de mensagens, impressões de anúncios, dentre outros dados.
E como os pixels de conversão podem atrair novamente o cliente? Em linhas gerais, conhecê-lo ajudará a aperfeiçoar sua estratégia, uma vez que será possível oferecer conteúdo e ofertas baseadas em seus interesses.
2. Invista em Target Marketing (mercado-alvo)
O Target Marketing é uma metodologia que quebra o mercado em segmentos mais específicos, focando os esforços de marketing nos segmentos-chave.
Eles são compostos por um público com interesses e exigências que mais se aproximam das suas ofertas de produtos e serviços, podendo também se adequar às necessidades do negócio, como renovação de estoque ou adesão a plano de assinaturas.
Com ofertas, promoções e preços, a distribuição das ações se tornam mais rentáveis. O ideal é dividir em grupos de acordo com suas características, cruzando com duas ou mais estatísticas. Veja os exemplos:
-
gênero;
-
idade;
-
nível de renda;
-
estado civil;
-
nível de escolaridade;
-
religião, dentre outros.
É importante ressaltar que a segmentação demográfica é um dos critérios mais certeiros para a identificação de mercados-alvo.
3. Remarketing
Agora que você já sabe identificar e segmentar o público, esse é o momento certo de criar conteúdo e anúncios relevantes para seus consumidores. Como? Com o Remarketing.
Trata-se de uma metodologia que permite identificar os usuários que visitaram o site e exibir anúncios com mais frequência quando ele acessa algum site que aceita anúncios da sua rede de display. É um convite para que ele retorne à loja virtual e volte a comprar.
O Google Adwords disponibiliza essa função, possibilitando direcionar os anúncios ao público desejado, daí a necessidade de segmentá-lo para ser mais eficiente. O remarketing trará de volta os visitantes indecisos na hora de finalizar a compra, uma vez que ele é exposto ao produto. O resultado, na maior parte das vezes, é o retorno à loja virtual para finalizar a compra.
Mantenha seu cliente informado
O melhor do remarketing é que a publicidade fará o cliente voltar. O mesmo acontece se estiver próximo a ele, mantendo o contato com informações, descontos e ofertas. O ideal é utilizar as redes sociais, blog, SMS, e-mail marketing e outras mídias para distribuir informações relevantes sobre a loja virtual e assim fazer o público retornar.
Gostou do que leu? Na nossa fanpage sempre partilhamos conteúdo interessante. Siga-nos no Linkedin e saiba mais!