Telemarketing: 5 dicas para vender mais

Não há dúvidas que o telemarketing é uma ótima ferramenta para aumentar as vendas. Com ela, você entende melhor a necessidade do seu cliente, melhora o relacionamento e aumenta a taxa de conversão.

É uma atividade multifuncional em que o operador é responsável por atender telefones, sanar dúvidas, fazer registros, fazer o monitoramento das vendas e, principalmente, resolver os problemas dos clientes por meio da oferta de produtos e serviços.

É realmente um trabalho difícil, que exige disciplina e, acima de tudo, motivação.

Neste artigo listaremos 5 dicas para você ajudar a sua equipe de telemarketing a vender mais. Confira!

1. Utilize dados para se guiar

O principal fator para vender mais é conhecer profundamente o cliente para, dessa forma, adaptar a comunicação às necessidades e desejos dele, bem como oferecer a melhor solução para o problema que ele pretende resolver.

Mas como o telemarketing pode conseguir esse nível de conhecimento? Por meio do uso do Big Data.

Essa ferramenta possibilita compreender melhor os grupos de clientes e também de forma individual. Informações como histórico de compra, lugares visitados, histórico de atendimentos, vídeos que chamaram atenção nas redes sociais podem ser usados para ofertar produtos, interagir com o cliente e dar suporte técnico.

Como resultado, você fidelizará clientes, aumentará a acuracidade de suas campanhas e aumentará o seu lucro.

2. Seja organizado

O gestor precisa oferecer ferramentas para facilitar a vida do operador, como uma base de conhecimento compartilhado (wiki) e com pesquisa avançada, soluções para acompanhamento dos chamados e gerenciamento de tarefas e projetos.

Organização é imprescindível para transmitir segurança, manter a linha de raciocínio, responder os questionamentos e guiar o cliente para facilitar a sua decisão de compra, garantindo a venda.

3. Trabalhe em equipe

O trabalho em equipe permite gerar resultados maiores através da união das forças. Para conseguir essa sinergia e, consequentemente, melhores resultados, estimule o compartilhamento de informações, crie metas para equipe e invista no clima organizacional.

Utilize o Big Data para gerar indicadores de desempenho e realize reuniões regulares com a sua equipe para mantê-los informados e agir rapidamente para alcançar as metas.

4. Abuse da empatia

O conceito de empatia é se colocar no lugar do outro. Treine sua equipe para que antes de ligar para o cliente para vender, ela fique atenta ao comportamento do consumidor. Tudo o que for falado ao cliente deve ter consistência.

Acima de tudo, deixe claro para a equipe que o objetivo maior não é vender a qualquer custo e sim resolver o problema do cliente. Se o cliente conseguir perceber esse real interesse, além de comprar, certamente se tornará fiel e será um divulgador ativo do seu produto e sua marca.

5. Tenha uma equipe alinhada com os valores da empresa

Treine constantemente a sua equipe e faça questão de contar com pessoas que compartilhem os valores e missão da empresa, pois quanto mais alinhados, maior será o engajamento e os resultados, isso porque você conseguirá transmitir de forma mais natural o produto ou serviço e cativará o cliente.

O Telemarketing é indiscutivelmente uma ferramenta que, se utilizada de forma correta, poderá ser uma grande arma para sua empresa aumentar as vendas, pois você atingirá mais clientes, fidelizará a sua base, aumentará o engajamento e ainda poderá reduzir custos.

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