Como fazer uma análise da concorrência de forma eficiente?

Satisfazer a necessidade dos clientes é o objetivo de qualquer organização, mas isso por si só não é suficiente para garantir o sucesso — o verdadeiro desafio é a capacidade de oferecer soluções superiores às dos concorrentes.

As informações adquiridas por meio da análise da concorrência permitem que sua empresa tome decisões estratégicas em relação ao seu negócio e deve começar com a busca de respostas para as seguintes perguntas:

Quem são os concorrentes atuais e potenciais?

Embora a resposta a essa pergunta possa parecer simples, a gama de concorrentes é frequentemente mais ampla do que se mostra à primeira vista. Você não deve se esquecer, na busca por identificar os competidores, que eles não oferecem sempre produtos ou serviços similares.

Apenas por não operarem em seu espaço, não significa que não podem afetar a rentabilidade de sua organização. Lembre-se: os clientes estão sempre comparando seu negócio com outros, para encontrarem melhores — ou mais viáveis — alternativas aos seus produtos e/ou serviços.

Quais são as posições dos concorrentes já estabelecidos no mercado?

A concorrência deve ser inicialmente categorizada em grupos com base nas semelhanças e diferenças nas estratégias aplicadas. Tal conceitualização torna o processo de análise da concorrência mais versátil. Ter uma abordagem mais focada e precisa ajudará na implementação de processos que possam levar à diferenciação competitiva e, dessa forma, melhorar a performance dos seus negócios.

Quais são seus objetivos estratégicos?

O exame dos objetivos dos concorrentes é importante, porque fornece insights sobre sua satisfação em relação à rentabilidade alcançada e atual posicionamento de mercado. Isso ajuda a caracterizar as probabilidades de a empresa examinada continuar com a estratégia corrente ou se movimentar em outra direção. Obviamente, a relevância de compreender os objetivos e motivações da concorrência influenciará suas próprias decisões estratégicas.

Essa pergunta é particularmente importante, na medida em que as estratégias passadas e presentes de cada grande concorrente necessitam ser revisadas pela sua empresa. Aquelas aplicadas em períodos anteriores podem oferecer informações valiosas sobre erros cometidos e as formas encontradas para superá-los.

A análise das estratégias atuais envolve a avaliação de targets e das vantagens competitivas alcançadas. Também é bastante útil para sua empresa a compreensão do sucesso das concorrentes, no que tange à consecução de objetivos e execução de processos.

Quais são os pontos fortes e fracos?

Cada competidor possui pontos fortes e fracos que podem ser elementos de potencial vantagem para sua empresa e produtos. Você deve levar em consideração todos os elementos que são, de alguma forma, importantes para as especificidades do seu negócio. De acordo com os objetivos de sua análise da concorrência, pode ser importante fazer uma distinção entre as forças e as fraquezas de uma organização segundo seu tamanho.

Por exemplo, em contextos de profundas mudanças nos ambientes de negócios, grandes empresas tendem a não poderem tomar decisões ou alocar recursos, mão de obra e materiais tão rapidamente quanto uma empresa pequena.

Os negócios de menor expressão, por sua vez, podem ter de se contentar com objetivos limitados, mas não necessariamente menos lucrativos. A análise da concorrência pode mostrar que essas organizações, com agilidade e perspicácia, apresentam condições de atingirem importantes resultados antes mesmo que suas grandes concorrentes se movimentem.

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