Conheça os 4 maiores desafios do uso do Big Data Analytics em uma empresa

A maioria dos líderes corporativos já estão familiarizados com o uso do Big Data, no entanto, muitos não conseguem entender completamente o que isso representa para o futuro de seus negócios. O Big Data Analytics pode fornecer às empresas a capacidade de tomar melhores decisões, que afetam positivamente o relacionamento com clientes e, em última instância, a rentabilidade da organização.

Existem vários desafios que precisam ser superados para que esse processo seja implementado com sucesso. Tais obstáculos tendem a exigir uma quantidade considerável de tempo para serem superados, especialmente quando são enfrentados pela primeira vez. Sendo assim, neste artigo trazemos os 4 principais desafios que devem ser considerados antes de implementar essa solução. Boa leitura!

1. Qualidade dos dados

Atualmente, os dados vêm de muitas fontes diferentes e de todas as áreas da empresa. No entanto, quando a ferramenta utilizada para processamento de informações tenta combinar dados inconsistentes de fontes diferentes, erros podem ser encontrados.

Duplicatas, conflitos lógicos e informações faltantes resultam em desafios importantes relacionados à qualidade. A má qualidade dos dados leva a relatórios e análises defeituosas, que podem prejudicar o processo de tomada de decisões.

Para superar isso, um Data Warehouse é essencial, pois as informações não são simplesmente armazenadas. Antes disso, os dados passam por processos de filtragem, sumarização, normalização e reorganização. Enfim, todos os procedimentos necessários para condensarem-se em um alicerce seguro para futuras utilizações. Além de ordenar dados para a análise, é possível manter um histórico detalhado e corrigir falhas.

2. Performance

Implementar uma solução de Big Data Analytics pode ser comparado à fabricação de um automóvel. Um carro deve ser cuidadosamente projetado desde o início para atender aos fins destinados. No entanto, existem opções que cada comprador deve considerar para garantir que o veículo realmente atenda às necessidades de desempenho individual.

Similarmente, o Big Data Analytics também deve ser cuidadosamente projetado para atender aos requisitos gerais de desempenho. Enquanto o produto final pode ser personalizado para esse fim, a superação desse desafio requer que o projeto global inicial seja cuidadosamente pensado e, assim, forneça uma base estável a partir da qual começar.

3. Aceitação do usuário final

Os colaboradores tendem a não se interessar em mudar suas rotinas diárias, especialmente se o novo processo não for intuitivo. Para enfrentar essa dificuldade, e conseguir fazer com que o uso do Big Data seja rapidamente adotado em todos os setores da organização, é preciso estabelecer um programa de treinamento de usuários que seja abrangente o suficiente para superar quaisquer hesitações iniciais.

4. Mão de obra qualificada para o uso do Big Data

Construir a equipe certa com as habilidades adequadas não é uma tarefa fácil. Não há uma nomenclatura única para esses profissionais, mas podemos identificar algumas das suas habilidades essenciais, como análises estatísticas e de negócios, comunicação, criatividade e uma boa compreensão de Business Intelligence.

Todavia, há outros profissionais que são igualmente importantes para o sucesso de uma iniciativa de Big Data Analytics, como arquitetos de Analytics, engenheiros de dados e até mesmo designers gráficos (capazes de alavancar toda a capacidade de análise visual do Big Data).

Como esses perfis não são encontrados tão facilmente – sobretudo no Brasil – é aconselhável capacitar os colaboradores já existentes para que, sempre que possível, preencham algumas das lacunas do uso do Big Data em uma organização.

Gostou do artigo? Então, compartilhe nosso post nas redes sociais e dissemine essas informações entre seus contatos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer receber conteúdos exclusivos para alavancar seu negócio?

Quer receber conteúdos exclusivos para alavancar seu negócio?

Preencha o campo abaixo e receba direto em seu e-mail novidades do mercado para sair na frente dos seus concorrentes. 

Seu cadastro foi realizado com sucesso!