10 cases de sucesso de empresas que utilizaram o Big Data

Na mente de alguns empresários sempre há esses questionamentos: como tornar minha empresa mais competitiva? De que maneira posso melhorar as estratégias de minha companhia? Existem muitos cases de sucesso de empresas que estão conseguindo atingir esses objetivos com o big data.

Neste artigo apresentaremos algumas dessas instituições e veremos quais soluções acharam para aprimorar seus serviços. Vamos aprender juntos?

1. Ministério da Justiça do Brasil

Esse órgão público brasileiro possui uma quantidade enorme de dados e informações, e para armazenar tudo isso conta com uma máquina data warehouse (banco de dados) que tem bilhões de registros guardados.

Além disso, a instituição tem um computador de alto desempenho chamado Watson, da empresa IBM, que coleta, agrupa e processa pentabytes em milésimos de segundo.

Com todo esse arsenal tecnológico, o Ministério da Justiça consegue cruzar informações de pessoas envolvidas nos mais diversos processos judiciais em que atua.

Recentemente, a megaoperação conhecida como “lava-jato” demonstrou a capacidade desse sistema, que ajudou a justiça a prender mais de 20 pessoas que cometeram crimes de lavagem de dinheiro.

2. Maplink

Essa organização especializada na digitalização de mapas é um dos cases de sucesso com o big data e está contribuindo para o desenvolvimento das chamadas smart citys — cidades inteligentes.

Por meio de um software de rastreamento por satélite, a empresa tem conseguido coletar milhares de informações vindas da frota de automóveis do Estado de São Paulo.

A partir desses dados, a instituição consegue oferecer um quadro preciso sobre a situação do trânsito em tempo real, além de mostrar os pontos de lentidão e sugerir alternativas para o motorista evitar esses engarrafamentos.

Houve ocasiões em que o CET — Companhia de Engenharia de Tráfego — se equivocou quanto à extensão de um congestionamento, enquanto o sistema da Maplink divulgava o seu tamanho exato.

Desse modo, a empresa está ganhando cada vez mais credibilidade entre os motoristas e aumentando seus lucros.

3. UPS

A UPS (United Parcel Service — megacorporação de transporte e logística) tinha diante de si um grande desafio: aprimorar o seu cronograma de rotas, tornando-o mais eficiente e reduzindo seus custos.

Para chegar a esse resultado, era preciso estudar todas as rotas feitas pelos seus veículos, velocidade, tempo para uma entrega ser feita etc. Esse cálculo seria muito complicado sem a ajuda do big data.

Com o auxílio desse sistema, foram instalados sensores em todos os veículos da instituição, e todos os dados obtidos por ele foram analisados para chegar a uma solução.

Após testar alguns métodos, foram alcançados resultados surpreendentes: houve redução na manutenção dos veículos, as entregas foram feitas com maior rapidez e 5 milhões de litros de gasolina foram economizados por ano.

4. Nike

A Nike — gigante da indústria de materiais esportivos — apostou em um software baseado no big data para conquistar uma parcela de seu público que faz running.

Para encantá-los, a Nike lançou um aplicativo que é conectado a sensores instalados nos tênis, que monitoram a frequência cardíaca, quantidade de passos dados, velocidade, distância percorrida etc.

Além disso, a empresa integrou o aplicativo às redes sociais, e assim essas informações são compartilhadas entre amigos e grupos de fãs do running. O sucesso está sendo tão grande que até competições são realizadas por meio do app.

Com o compartilhamento dessa imensidão de dados, a Nike tem conseguido conhecer melhor os seus clientes, aprimorar os seus produtos e desenvolver novos artigos esportivos.

5. B2W Digital

A empresa B2W Digital — líder em comércio eletrônico na América Latina — tem um grande volume de processos internos e entre eles está o forecast. Fazer essa análise orçamentária na empresa, que possui um histórico de compras de quase 800 mil produtos, é um desafio.

Para isso, a companhia utilizava um software que considerava adequado para esse serviço. Porém, a instituição decidiu experimentar uma plataforma Big Data Analytics e logo percebeu os benefícios.

No primeiro mês, o processo de forecast foi realizado três vezes mais rápido. Além disso, a empresa encontrou nessa solução recursos escaláveis que atendem as necessidades de seu negócio.

6. Danone

A empresa Danone é uma organização reconhecida mundialmente pela qualidade de seus produtos. Porém, a instituição percebeu que precisava aprimorar um dos seus processos internos.

Esse desafio era referente a sua cadeia de logística na distribuição de uma de suas criações mais famosas: o iogurte Grego. O problema é que esse produto perece com muita rapidez, por isso, era necessário que fosse entregue aos estabelecimentos comerciais sem atrasos.

Em vista disso, a empresa decidiu apostar no sistema big data. E não se arrependeu. Com ele, a instituição conseguiu cruzar as informações das rotas de distribuição, o tempo de entrega e o prazo de validade. Sendo assim, a Danone atingiu a excelência que desejava.

7. JP Morgan Chase & Co

Um dos cases de empresas que tiveram sucesso com a implantação do big data é a instituição financeira norte-americana JPMorgan Chase & Co. Esse banco vive no meio de um setor empresarial que é bem dinâmico.

Afinal, o mercado financeiro tem uma produção diária de índices, indicadores e outros milhões de dados que precisam ser analisados e combinados para fazer um direcionamento mais sólido das estratégias comerciais. Nesse cenário, tudo pode mudar de uma hora para outra.

No entanto, com o auxílio do big data, a organização tem atingido o objetivo de estudar algoritmos complexos, cruzar dados e utilizar conceitos de redes neurais para prever e entender tendências a fim de acertar na compra e venda de ações.

8. American Express

O problema enfrentado pela empresa de cartão de crédito American Express era o aumento do churn (Taxa de cancelamento) de seus clientes. Para evitar isso, a instituição já utilizava ferramentas de Business intelligence.

Porém, essas não estavam atendendo as expectativas da organização. Entretanto, com a implantação do big data, a companhia desenvolveu vários métodos preditivos para análise dos históricos de transações dos seus clientes, e assim, prever possíveis churns.

Agora, a America Express consegue identificar pelo menos 24% de seus consumidores que tem a intenção de encerrar as suas contas nos próximos quatro meses.

9. Pinterest

Essa grandiosa rede social de compartilhamento de imagens possui milhões de usuários ativos no mundo todo. Para manter esse patamar, a empresa uniu o big data e as técnicas do machine learning (aprendizado da máquina).

Dessa forma, a rede social consegue personalizar a experiência de seus usuários. Ao longo do tempo, a equipe técnica interna da empresa vem refinando o seu sistema de recomendação, atingindo assim, um ranking mais rápido e com conteúdo localizado.

10. Amazon

A Amazon é uma empresa gigante do comércio eletrônico, e recentemente, ganhou o primeiro lugar no ranking das companhias mais inovadoras do mundo, segundo a Fast Company. Para atingir esse posto, a Amazon investe alto no big data.

Com esse sistema, a instituição está com planos ousados para o futuro. Um deles é entregar produtos para os seus consumidores sem que eles tenham feito alguma solicitação.

Com assim? Com as técnicas de análise preditiva do big data, a companhia pretende identificar com exatidão o padrão de consumo do seu público-alvo. Sendo assim, os algoritmos reconhecerão os produtos que um cliente comprou, calcularão o tempo médio para esses itens acabarem e enviarão novas remessas para o consumidor. Incrível, não acha?

De fato, o uso do big data é um caminho sem volta. Ainda bem, pois como vimos nesse artigo ele tem trago muitos benefícios para as empresas e os seus consumidores.

O que achou de nosso artigo? Apreciou ler sobre os cases de empresas que estão tendo sucesso com o big data? Então, temos certeza de que vai gostar de ler também: 6 dicas para implementar o big data na sua empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer receber conteúdos exclusivos para alavancar seu negócio?

Quer receber conteúdos exclusivos para alavancar seu negócio?

Preencha o campo abaixo e receba direto em seu e-mail novidades do mercado para sair na frente dos seus concorrentes. 

Seu cadastro foi realizado com sucesso!