5 cases de sucesso de empresas que utilizaram o Big Data

Na mente de alguns empresários sempre há esses questionamentos: como tornar minha empresa mais competitiva? De que maneira posso melhorar as estratégias de minha companhia? Existem muitos cases de sucesso de empresas que estão conseguindo atingir esses objetivos com o big data.

Neste artigo apresentaremos algumas dessas instituições e veremos quais soluções acharam para aprimorar seus serviços. Vamos aprender juntos?

1. Ministério da Justiça do Brasil

Esse órgão público brasileiro possui uma quantidade enorme de dados e informações, e para armazenar tudo isso conta com uma máquina data warehouse (banco de dados) que tem bilhões de registros guardados.

Além disso, a instituição tem um computador de alto desempenho chamado Watson, da empresa IBM, que coleta, agrupa e processa pentabytes em milésimos de segundo.

Com todo esse arsenal tecnológico, o Ministério da Justiça consegue cruzar informações de pessoas envolvidas nos mais diversos processos judiciais em que atua.

Recentemente, a megaoperação conhecida como “lava-jato” demonstrou a capacidade desse sistema, que ajudou a justiça a prender mais de 20 pessoas que cometeram crimes de lavagem de dinheiro.

2. Maplink

Essa organização especializada na digitalização de mapas é um dos cases de sucesso com o big data e está contribuindo para o desenvolvimento das chamadas smart citys — cidades inteligentes.

Por meio de um software de rastreamento por satélite, a empresa tem conseguido coletar milhares de informações vindas da frota de automóveis do Estado de São Paulo.

A partir desses dados, a instituição consegue oferecer um quadro preciso sobre a situação do trânsito em tempo real, além de mostrar os pontos de lentidão e sugerir alternativas para o motorista evitar esses engarrafamentos.

Houve ocasiões em que o CET — Companhia de Engenharia de Tráfego — se equivocou quanto à extensão de um congestionamento, enquanto o sistema da Maplink divulgava o seu tamanho exato.

Desse modo, a empresa está ganhando cada vez mais credibilidade entre os motoristas e aumentando seus lucros.

3. UPS

A UPS (United Parcel Service — megacorporação de transporte e logística) tinha diante de si um grande desafio: aprimorar o seu cronograma de rotas, tornando-o mais eficiente e reduzindo seus custos.

Para chegar a esse resultado, era preciso estudar todas as rotas feitas pelos seus veículos, velocidade, tempo para uma entrega ser feita etc. Esse cálculo seria muito complicado sem a ajuda do big data.

Com o auxílio desse sistema, foram instalados sensores em todos os veículos da instituição, e todos os dados obtidos por ele foram analisados para chegar a uma solução.

Após testar alguns métodos, foram alcançados resultados surpreendentes: houve redução na manutenção dos veículos, as entregas foram feitas com maior rapidez e 5 milhões de litros de gasolina foram economizados por ano.

4. Nike

A Nike — gigante da indústria de materiais esportivos — apostou em um software baseado no big data para conquistar uma parcela de seu público que faz running.

Para encantá-los, a Nike lançou um aplicativo que é conectado a sensores instalados nos tênis, que monitoram a frequência cardíaca, quantidade de passos dados, velocidade, distância percorrida etc.

Além disso, a empresa integrou o aplicativo às redes sociais, e assim essas informações são compartilhadas entre amigos e grupos de fãs do running. O sucesso está sendo tão grande que até competições são realizadas por meio do app.

Com o compartilhamento dessa imensidão de dados, a Nike tem conseguido conhecer melhor os seus clientes, aprimorar os seus produtos e desenvolver novos artigos esportivos.

5. B2W Digital

A empresa B2W Digital — líder em comércio eletrônico na América Latina — tem um grande volume de processos internos e entre eles está o forecast. Fazer essa análise orçamentária na empresa, que possui um histórico de compras de quase 800 mil produtos, é um desafio.

Para isso, a companhia utilizava um software que considerava adequado para esse serviço. Porém, a instituição decidiu experimentar uma plataforma Big Data Analytics e logo percebeu os benefícios.

No primeiro mês, o processo de forecast foi realizado três vezes mais rápido. Além disso, a empresa encontrou nessa solução recursos escaláveis que atendem as necessidades de seu negócio.

Gostou de conhecer esses cases de sucesso no uso do Big Data? Podemos fazer a história de sua empresa inspirar o mundo corporativo. Entre em contato conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer receber conteúdos exclusivos para alavancar seu negócio?

Quer receber conteúdos exclusivos para alavancar seu negócio?

Preencha o campo abaixo e receba direto em seu e-mail novidades do mercado para sair na frente dos seus concorrentes. 

Seu cadastro foi realizado com sucesso!