Como o Big Data ajuda a entender o comportamento do consumidor?

Nos últimos anos houve um significativo crescimento na quantidade de dados gerados sobre o comportamento do consumidor. Quando analisados e interpretados corretamente, eles podem fornecer valiosos insights para o seu negócio.

Neste artigo, evidenciamos que o Big Data possibilita que as empresas analisem o mercado de uma forma diferente, e essa mudança ajuda a entender melhor os clientes. Boa leitura!

Análise avançada dos dados coletados

Muitas empresas que utilizam Big Data acessam uma série de benefícios para a tomada de decisões de negócios, operando um grande volume de informações relativas ao comportamento dos clientes. Isso cria a oportunidade de implementar inovações.

Em alguns casos, devido ao conhecimento adquirido com esses dados, as empresas adaptam seus produtos, serviços e marketing para refletir as preferências de seus clientes. Formas tradicionais de analisar dados podem ser demoradas e comprometer a rentabilidade. Portanto, o ideal é que você aplique soluções capazes de realizar análises avançadas em alta velocidade.

Identificação de comportamentos e padrões de compra

O Big Data Analytics é o processo de avaliação de grandes conjuntos de dados que contêm diferentes tipos de informações. Isso é feito para descobrir padrões de comportamento do cliente, seus padrões de compra e as tendências do mercado.

Um sistema de Big Data Analytics é uma ferramenta importante, que permite às empresas analisar todos os dados relativos aos seus clientes e ao setor de mercado em que operam. Tais dados possuem uma riqueza de informações sobre a marca, produto, satisfação com o atendimento recebido, percepção do consumidor etc.

A segmentação de tipos de clientes

Big Data contribui para que as empresas criem perfis mais detalhados de seus clientes, independentemente de serem B2B ou B2C. É possível combinar dados de redes sociais, blogs, pesquisas online, comportamento de cliques e informações de vendas para segmentar os tipos de clientes que devem ser alcançados.

Isso auxilia o departamento de marketing na criação de ações e campanhas mais precisas e na construção de mensagens e comunicações corretamente direcionadas, além de aumentar a identificação dos clientes atuais com a marca.

Compreensão do comportamento do consumidor em tempo real

As aplicações em tempo real do Big Data também oferecem um relevante diferencial competitivo para as empresas. Hoje em dia, quase todas as organizações buscam acessar dados em tempo real, que possam prover as informações necessárias para fundamentar ações imediatas.

É possível personalizar o visual e o conteúdo de sites e blogs para atender às preferências e necessidades dos clientes. Por exemplo, em termos de publicidade online, a empresa tem a capacidade de formatar seus anúncios para cada público específico.

Estruturação necessária

Antes de adotar, em grande escala, o Big Data, você deve se assegurar de que sua empresa pode dispor das habilidades e recursos adequados, a fim de lidar com o aumento da quantidade de dados de clientes e prospects que serão gerados diariamente.

Talvez seja necessário recorrer a tecnologias baseadas em nuvem, para conseguir o espaço de armazenamento necessário. Além disso, seus colaboradores devem possuir (ou desenvolver, via treinamento) proficiências para analisar e acessar o Big Data em busca de melhorar, continuamente, a compreensão a respeito do comportamento do consumidor.

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