Erro no banco de dados do WordPress: [INSERT command denied to user 'j481nkkt6h52k3a1'@'ec2-54-162-250-42.compute-1.amazonaws.com' for table 'wp_options']
INSERT INTO `wp_options` (`option_name`, `option_value`, `autoload`) VALUES ('_transient_doing_cron', '1498237712.5112249851226806640625', 'yes') ON DUPLICATE KEY UPDATE `option_name` = VALUES(`option_name`), `option_value` = VALUES(`option_value`), `autoload` = VALUES(`autoload`)

Conheça as 5 maiores vantagens da computação em nuvem - Eleflow

Conheça as 5 maiores vantagens da computação em nuvem

O cloud computing é uma das tendências em TI mais fortes dos últimos anos. Por meio dela, empresas podem investir em ferramentas com maior escalabilidade e com alta performance. Além disso, o ganho de mobilidade dá mais competitividade para o negócio, algo crucial para manter-se lucrativo em tempos de crise.

Quer saber mais sobre as vantagens da computação em nuvem? Veja a nossa lista!

1. A computação na nuvem reduz custos operacionais

O uso da computação na nuvem é visto por vários especialistas como uma forma de reduzir custos operacionais. Soluções como o licenciamento de softwares como serviço (também conhecido como SaaS) permitem que empresas eliminem gastos com ativos não utilizados. Em outra palavras, o negócio passa a pagar apenas pelos recursos utilizados, o que torna o planejamento orçamentário mais eficaz.

2. Maior flexibilidade operacional

O investimento em cloud computing é uma boa estratégia para quem busca formas seguras de utilizar políticas operacionais mais flexíveis, como as de home office. Como ferramentas internas estarão acessíveis via web, a capacidade de profissionais trabalharem com alta performance em qualquer local é ampliada. Consequentemente, a prestação de serviços é feita com agilidade independente do local em que o profissional se encontra.

3. Ganho de agilidade e escalabilidade

A escalabilidade operacional da infraestrutura de TI está diretamente ligada a capacidade do negócio atender às demandas do mercado. Com a computação na nuvem, empreendimentos podem modificar a quantidade de recursos disponíveis para uso sempre que for necessário.

Esse é um fator que, além de gerar redução de custos a médio e longo prazo, também melhora os índices de produtividade do empreendimento. Profissionais sempre terão acesso aos recursos necessários para o seu ritmo de trabalho, reduzindo o número de gargalos que podem prejudicar o negócio.

Vale destacar, também, que o Big Data torna-se mais poderoso com a nuvem. Uma tecnologia importante para analistas processarem grandes quantidades de dados ao desenvolverem as suas estratégias de mercado, o Big Data requer grandes quantidades de processamento e escalabilidade. E graças ao cloud computing, é possível manter ferramentas de data analytics com alta performance mesmo durante a análise de informações coletadas em tempo real.

4. Gestão simplificada de recursos

A computação na nuvem permite uma gestão de TI mais simplificada da infraestrutura de serviços digitais do negócio. Rotinas de backup, configuração de usuários, monitoramento de recursos e controles de segurança são aplicados com alguns cliques. Além disso, updates são distribuídos para todos os usuários automaticamente.

Isso vai impactar profundamente a rotina do setor de TI. Como o tempo necessário para executar processos repetitivos será reduzido, técnicos e analistas poderão se dedicar mais à prestação de serviços e projetos internos. Além disso, o índice de produtividade do setor é ampliado por meio de um direcionamento de atividades preciso.

5. Acesso a softwares atualizados

Investir em cloud computing permite que empresas tenham acesso às versões mais modernas dos seus sistemas internos. Modelos como o SaaS são baseados na distribuição ágil da última versão de uma ferramenta, com updates sendo liberados simultaneamente para todos os usuários. Em outras palavras, quem utiliza a computação na nuvem para licenciar softwares sempre terá acesso a recursos inovadores e correções de vulnerabilidades de segurança.

Gostou da nossa lista com vantagens da computação em nuvem e quer saber mais sobre o tema? Então siga o nosso perfil no LinkedIn para ficar por dentro das últimas novidades da área!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer receber conteúdos exclusivos para alavancar seu negócio?

Quer receber conteúdos exclusivos para alavancar seu negócio?

Preencha o campo abaixo e receba direto em seu e-mail novidades do mercado para sair na frente dos seus concorrentes. 

Seu cadastro foi realizado com sucesso!