Business Analytics: como melhorar a performance dos seus negócios?

O Business Analytics se refere à prática de explorar, interativa e metodicamente, os dados de uma organização, enfatizando as análises estatísticas. Esse recurso é utilizado por empresas comprometidas com a tomada de decisão baseada em dados (data-driven).

Em outras palavras, ele oferece insights que fundamentam decisões de negócios e podem ser utilizados para automatizar e otimizar os processos da sua empresa. As organizações que se enquadram no conceito data-driven tratam seus dados como um ativo e alavancam-nos para obter vantagem competitiva.

A qualidade dos dados é fundamental para o sucesso de qualquer análise e para a gestão dos negócios como um todo.

Os benefícios do Business Analytics para a gestão dos negócios

Dentre as principais aplicações do Business Analytics que você pode instituir para incrementar a gestão de sua empresa, deve-se destacar:

  • a utilização de técnicas altamente desenvolvidas para lidar com grandes quantidades de dados;
  • obtenção de informações adequadas no melhor momento;
  • a tomada de decisões fundamentadas no conhecimento sobre os clientes;
  • o estabelecimento de metas mais expansivas e estratégicas para o seu negócio;
  • a otimização de cursos prospectivos de ação.

O Business Analytics conta com inteligência artificial e tecnologias estatísticas que, ao se conectarem aos dados originais da sua empresa, produzirão insights rápidos e eficientes. Se a qualidade e tamanho dos dados forem minimamente adequados, será possível extrair informações indisponíveis em outros meios.

A análise de dados empresariais pode levar à descoberta de inúmeros clientes, gerando um modelo aplicável por tempo indefinido e oferecendo retornos contínuos. Tais retornos podem ser ainda mais significativos graças à convergência do Business Analytics com conceitos tão relevantes quanto Business Intelligence e Big Data

Business Analytics e sua relação com BI e Big Data

O Big Data está crescendo rapidamente à medida que as empresas aplicam seus recursos tecnológicos para explorar terabytes (ou até petabytes, em alguns casos) de dados que fluem internamente para seus negócios e externamente em informações originadas por meio de mídias sociais e/ou fontes diversas.

O que isso tudo significa para usuários e sistemas de Business Intelligence (BI)? Com toda a atenção voltada em análises avançadas para Big Data, qual é a localização exata do BI?

A integração de análises para Big Data com sistemas de BI é um passo importante em direção ao retorno total do investimento. De modo que ambas podem ser altamente complementares.

O Big Data analytics pode fornecer uma perspectiva mais profunda e exploratória sobre os dados, ao passo que os sistemas de BI oferecem uma experiência de usuário mais estruturada. A riqueza dos sistemas de BI na visualização de painéis, relatórios e métricas de gerenciamento de performance pode ser vital para tornar aplicáveis os resultados — de forma mais complexa — de análises mais refinadas.

Principais tendências do Business Analytics

No caminho da aplicabilidade de todo esse conjunto de recursos tecnológicos, mudanças surgem continuamente. Confira agora as principais tendências que estão definindo o futuro imediato do Business Analytics.

Ferramentas preditivas de análise

O Business Analytics estará cada vez mais focado no futuro e tentará responder a perguntas como: “O que vai acontecer?”; “Como podemos fazer isso acontecer?”. As análises preditivas (e prescritivas) são, de longe, as tendências de negócios mais discutidas entre os profissionais de BI.

Inteligência artificial

Estamos evoluindo dos relatórios passivos e estáticos de coisas que já aconteceram para análises proativas com painéis em tempo real capazes de gerar alertas para qualquer desvio do padrão estabelecido. Isso inclui a utilização de algoritmos baseados em avançadas redes neurais, garantindo alta precisão na detecção de anomalias.

Cloud Analytics

A ubiquidade da nuvem não é nenhuma novidade para quem se mantém atualizado. A nuvem continuará seu reinado, se firmando cada vez mais como tendência permanente, enquanto a proliferação de ferramentas baseadas em nuvem se proliferam no mercado e atraem números crescentes de empresas.

Empreendedores de todos os níveis utilizarão as vantagens da localização em nuvem dos principais elementos (fontes e modelos de dados, aplicativos de processamento, armazenamento de dados, dentre outros) para dar mais agilidade e eficiência aos processos de Business Analytics.

Se deseja receber atualizações importantes sobre Business Analytics basta assinar nossa newsletter!

One thought on “Business Analytics: como melhorar a performance dos seus negócios?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer receber conteúdos exclusivos para alavancar seu negócio?

Quer receber conteúdos exclusivos para alavancar seu negócio?

Preencha o campo abaixo e receba direto em seu e-mail novidades do mercado para sair na frente dos seus concorrentes. 

Seu cadastro foi realizado com sucesso!