O que é BI (Business Intelligence)? Entenda de uma vez por todas!

Tomar decisões nunca foi algo fácil no mundo dos negócios. Principalmente hoje em dia, em que o mundo está cada vez mais globalizado.

Junto a isso há o fato da ascensão da internet, a qual projeta o cenário da facilidade em disponibilizar informações de forma mais dinâmica, que são atualizadas o tempo todo.

Por isso, é possível contar com o apoio da tecnologia, para tomar decisões cada vez mais acertadas a nível de negócios, através de ferramentas que auxiliam a analisar dados e informações da empresa e seu mercado.

Nesse post, vamos apresentar o que é o BI (Business Intelligence), que é uma ferramenta criada com esse objetivo: coletar e analisar dados para auxiliar na tomada de decisão de qualquer negócio. Confira!

O que é BI (Business Intelligence)?

O conceito de BI está relacionado ao apoio na tomada de decisões por meio de um processo de coleta de dados de qualquer sistema para armazená-los em um banco de dados que foi modelado para um negócio em específico.  

Esses dados serão tratadas da melhor maneira possível para que possam empoderar a empresa em suas análises referentes ao negócio.

O BI na prática

Na prática, o BI funciona como uma ferramenta tecnológica que concentra todas as informações relacionadas à operação do negócio, fornecendo o apoio necessário para a tomada de decisões estratégicas de maneira inteligente.

Através da integração entre os diversos sistemas que a empresa possui (por exemplo, ERP, CRM, etc), o BI reúne todas as informações em um único local, que é chamado de Data Warehouse.

Dessa maneira, é possível visualizar todas essas informações em conjunto, formando métricas que irão ajudar a interpretar indicadores que são considerados chave para o negócio.

Sendo assim, a empresa consegue analisar seus resultados de forma mais precisa e também projetar resultados futuros baseado no cenário atual, além de poder realizar eventuais correções.

Benefícios do BI

Dentre todos os benefícios que o BI pode proporcionar a qualquer negócio, vamos destacar alguns logo abaixo.

Gestão de Informação Inteligente

Com um sistema de BI, é possível fazer uma gestão de informação que é considerada inteligente, afinal há uma infinidade de possibilidades de análise. Por exemplo, será possível descobrir oportunidades de novos negócios e até mesmo identificar quais são os custos desnecessários que a empresa possui.

Tudo isso irá apoiar na tomada de decisão no sentido de proporcionar agilidade em estratégias que envolvam demanda de mercado, otimização de preço e redução de custos.

Análise de dados avançada

Analisar dados não é algo trivial e muitas vezes não depende somente do know how da pessoa quem está realizando a atividade, é preciso também mostrar as informações de maneira eficiente.

Nesse aspecto que o BI possui um papel importante. Com esse sistema, é possível analisar diversos indicadores e extrair inúmeros insights para otimizar qualquer processo ou estratégia implantada na empresa de maneira completa e objetiva.

Flexibilidade

O propósito de uma ferramenta de BI é auxiliar na coleta e interpretação dos dados do negócio, não é mesmo? Por isso, não faz sentido se ele não for customizável para o modelo de negócio que está atendendo.

Com o BI, é possível criar diferentes tipos de dashboards e escolher quais indicadores devem ser apresentados neles, conforme a preferência da empresa.

Estamos em um cenário em que não se pode mais contar com o achismo e a intuição para tomar decisões, elas precisam ser embasadas em dados. Por isso que o apoio da tecnologia através do BI é imprescindível para qualquer empresa.

E então? Entendeu o que é o BI? Então deixe seu comentário nos contando o que achou do post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *