As 5 inovações de Business Intelligence que você precisa conhecer

Se antes havia alguma dúvida sobre o valor dos dados para uma empresa, definitivamente, ela não existe mais. O avanço tecnológico impulsionou uma nova forma de fazer negócios, muito mais objetiva, digital e analítica.

E para falar desse assunto, este artigo traz um rápido panorama sobre as tendências do Business Intelligence. Confira!

Visualização de dados

Os dados estarão cada vez mais presentes nas reuniões empresariais. O que muda, no entanto, é que essas informações deixam de ser restritas e passam a fazer parte da rotina dos mais diversos setores da empresa, o que exige uma estratégia na apresentação e visualização dessas informações.

A análise e visualização de dados ficarão mais democráticas, tornando-se linguagens comuns e acessíveis.

A exigência por uma análise avançada exige muito mais de que uma apresentação de gráficos ou tabelas, mas sim estatísticas e respostas para as perguntas que possam surgir.

Big Data além do TI

Incluir a análise de dados na cultura da empresa é uma tendência que cresce rapidamente. Desse modo, as informações obtidas contribuem para decisões estratégicas mais certeiras — diminuindo, consideravelmente, a incidência de falhas.

Para que isso funcione, é importante que as estratégias sejam guiadas pelos objetivos da empresa para que tudo ocorra de forma sinérgica. Portanto, aplicar uma estratégia de Big Data para que depois a rotina da empresa se adapte a ela é algo que não é recomendado.

Dados integrados

Armazenar dados em diversos locais é um modo de trabalho que vem deixando de acontecer. As empresas precisam entregar essas informações para os profissionais corretos, para que a melhor análise seja realizada o mais rápido possível.

Essa necessidade exige uma integração de dados, que se tornará mais comum, uma vez que já existe tecnologia capaz de resolver esse problema.

Buscar dados em diversas fontes pode ser uma tarefa difícil e entediante, e torná-la mais simples é uma forte tendência do Business Intelligence.

Armazenamento em nuvem

Desde 2015, o armazenamento de dados em nuvens vem ganhando popularidade no mundo empresarial. Essa tendência deve continuar crescendo, uma vez que empresas que migraram para essa tecnologia estão satisfeitas e ferramentas que permitem analisar dados armazenados on-line oferecem bom desempenho e usabilidade.

Ou seja: o custo-benefício é altamente vantajoso para quem investiu nessa alternativa, tornando a tecnologia importante para as empresas.

Foco na excelência

Capacitar os profissionais para que consigam analisar os dados da melhor forma possível é fundamental, por isso, é cada vez mais comum a criação de Centros de Excelência em análise (COE).

Essa atitude é importante, pois garante que as estratégias de Big Data Analytics tragam bons resultados às companhias.

A criação de um COE também sinaliza a visão da empresa para o futuro, fazendo com que a análise de dados tenha uma importância cada vez maior no negócio, garantindo que a longo prazo faça parte da cultura da companhia, sendo utilizada de forma natural e eficiente pelos mais diversos setores.

Como as tendências do Business Intelligence podem fazer parte da sua empresa? Deixe um comentário e conte para nós a sua opinião sobre o tema!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer receber conteúdos exclusivos para alavancar seu negócio?

Quer receber conteúdos exclusivos para alavancar seu negócio?

Preencha o campo abaixo e receba direto em seu e-mail novidades do mercado para sair na frente dos seus concorrentes. 

Seu cadastro foi realizado com sucesso!