Gestão de performance: entenda por que é importante e como fazer!

No mercado competitivo em que todos atuamos como profissionais e consumidores, destacam-se as empresas que compreenderam a importância da gestão de performance, tecnologia, do capital humano e da satisfação dos clientes para o sucesso de qualquer negócio.

Elas investem em estratégias de marketing digital, automação de atividades operacionais e políticas de gestão de pessoas focadas em construir um time de funcionários qualificados, satisfeitos com a organização e engajados aos objetivos da empresa como um todo.

Com isso, aproximam-se de seus públicos, aumentam a produtividade das equipes e promovem um ambiente de constante melhoria, desenvolvimento e foco em resultados.

A gestão de performance é uma crescente tendência em organizações de todos os portes e setores. Entenda o que é e como implantá-la em sua empresa para ter os melhores resultados possíveis.

O que é Gestão de performance?

É um composto de políticas e ferramentas que permite à empresa alinhar os macro-objetivos organizacionais às metas de cada área e competências a serem demandadas e desenvolvidas em cada profissional.

Com a ajuda de softwares para gerir indicadores de performance internos e externos, avaliações de desempenho 360º, entre outros processos, gestores e colaboradores possuem dados concretos a respeito da produtividade e performance individuais e coletivas.

A ênfase da gestão de performance está na melhoria e desenvolvimento constantes para criar equipes de alto desempenho que alcancem a estratégia global da empresa.

Como colocá-la em prática?

Para poder monitorar o desempenho de cada setor, o primeiro passo é determinar quais são os indicadores mais importantes para o sucesso do seu negócio.

A partir desses indicadores centrais, cada departamento desdobra seus KPIs de acordo com as tarefas desempenhadas pelos colaboradores e a ótica que se precisa obter.

Os indicadores podem estar relacionados a custos, prazos, vendas, resposta dos clientes, entre outros parâmetros. E devem ser claramente compreendidos por todo o time que os adotará como métricas de desempenho.

Uma vez definidas e alinhadas, as métricas passam a ser monitoradas em ferramentas especializadas em gestão de performance.

No mercado você encontra desde ferramentas simples e gratuitas para microempresas, até soluções completas para grandes organizações.

Quais as vantagens e benefícios?

A principal vantagem da Gestão de performance já ficou clara nesse artigo: empresas focadas em resultados criam ambientes de contínua melhoria em prol do sucesso de cada colaborador e da empresa como um todo.

Resultados organizacionais aparecem rapidamente

Se os objetivos de cada área foram corretamente definidos e vinculados ao plano estratégico da empresa, rapidamente os bons resultados organizacionais começarão a aparecer.

Quando, por exemplo, a meta empresarial é aumentar 5% a margem bruta e todos os departamentos cascatearam esse objetivo dentro de suas atividades, cada colaborador buscará sua melhor performance para atingir as metas traçadas e receber, assim, o reconhecimento da organização.

Comunicação clara entre gestores e funcionários

Com boas ferramentas para gerir os indicadores de performance definidos e alinhados por cada equipe, a comunicação entre gestores e colaboradores acontece de forma clara e objetiva.

Todos possuem dados para embasar seus argumentos e feedbacks. Assim, o estresse é menor, as conversas mais produtivas e todo o time sabe para qual lado precisa remar para atingir os objetivos da empresa.

Avaliações objetivas para todos os colaboradores

Tanto o funcionário como o gestor fazem parte de um processo de gestão de performance definido para toda a empresa. As regras de como e o que será avaliado em cada colaborador e departamento são conhecidas por todos.

O ambiente de mútua confiança se constrói no dia a dia e o acompanhamento dos indicadores de performance se torna rotineiro e produtivo.

Satisfação dos clientes na gestão de performance

Empresas de alta performance têm na satisfação do cliente um de seus principais focos. Por isso, elas utilizam informações sobre o perfil de seu público-alvo para desenvolver ações cada vez mais personalizadas e certeiras. Como resultado, conquistam melhor ROI em cada investimento de marketing realizado.

Planejamento, alinhamento com os objetivos globais, uso de sistemas especializados, foco na satisfação de colaboradores e clientes. Tudo isso compõe a gestão de performance.

No entanto, existem outros conceitos que complementam e reforçam a gestão de performance, se forem implantados e alinhados a ela. Quer ver quais são eles? Veremos a seguir.

Que tipos de gestão complementam a de performance?

Competências

Enquanto a gestão da performance tem um foco mais amplo, a de competências é bem mais específica, pois o seu propósito é o colaborador. Assim, esse conceito administra os profissionais da empresa de acordo com a sua capacidade.

Desse modo, a organização consegue discernir quais são as habilidades de cada colaborador e, com base nisso, formar equipes e definir funções.

Atualmente, existem ferramentas virtuais que facilitam a mensuração e o mapeamento do perfil de competência dos funcionários. Essas tecnologias permitem que a empresa descubra, por exemplo, o nível da capacidade de liderança de um colaborador.

Caso esse profissional tenha um perfil de líder, mas precise aprimorar uma determinada qualidade antes de assumir o cargo, ele pode ser receber o auxílio de um coaching para suprir essa deficiência.

Com base em situações como essa, a empresa tem a oportunidade de criar um banco de dados e, assim, definir as competências que um profissional precisa ter para assumir cargos e funções. Essas informações podem ser usadas, ainda, para auxiliar os recrutadores durante os processos de seleção de profissionais externos e internos.

Aprendizado

A gestão de aprendizado — ou conhecimento — é algo que influencia diretamente o desempenho de toda a organização. Você sabe o que significa gerir conhecimento? No âmbito empresarial, isso quer dizer coletar, filtrar, agregar valor e distribuir informações relevantes que melhorarão os processos internos de uma instituição.

Para ter sucesso nisso, muitas empresas utilizam o sistema big data para reunir conteúdo na internet. Após esse processo, é usado o business intelligence — ferramenta que filtra informações úteis para as decisões estratégicas da empresa.

Uma eficiente gestão do aprendizado pode impactar positivamente a empresa no treinamento interno. Digamos que a instituição queira qualificar sua equipe para atender melhor os clientes.

Nesse caso, por meio das ferramentas virtuais já citadas, é possível recolher dados na internet sobre o comportamento do público-alvo e, assim, saber a melhor forma de abordá-los em um futuro contato. Com essas informações ricas, a instituição pode criar um conteúdo valioso e relevante para o seu programa de treinamento.

Sucessão

Dito de maneira simples, a gestão de sucessão visa alinhar, nos propósitos da empresa, tanto o ocupante atual de um cargo como o que virá a ocupá-lo. A intenção é que essa transição crie o menor impacto possível e não faça a instituição perder o seu ritmo de crescimento e produtividade.

Por isso, a gestão de sucessão deve ser um processo que faça parte da política interna da empresa. Dessa forma, a organização preservará a sua boa liderança.

Sendo assim, quando coloca em prática os diferentes modelos de gestão — performance, competência, aprendizagem e sucessão —, a empresa consegue gerenciar bem os seus recursos internos. Além disso, com um ambiente bem administrado, as instituições podem alcançar resultados ainda mais expressivos em seu mercado de atuação.

E então? O que achou do nosso artigo? Ele ajudou você a conhecer como a gestão da performance pode melhorar os processos internos da sua empresa? Para não perder nenhum conteúdo valioso do nosso blog, assine a newsletter e receba posts como este em sua caixa de entrada!

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