6 dicas para implementar o Big Data na sua empresa

O Big Data é um conjunto de dados caracterizado por seu grande volume, variedade e velocidade com que são gerados. O uso de Big Data numa empresa é importante, pois esse conjunto de dados pode ser utilizado para auxiliar os processos de tomada de decisão e a desenvolver novas estratégias para um negócio.

A organização e análise desses dados são atividades complexas e realizadas de forma indevida. Então, como fazer para implementar o Big Data em sua empresa de forma apropriada e ter o retorno esperado? Veja as 5 dicas a seguir e descubra agora mesmo!

1. Não comece pelos dados

O grande volume de dados não é o único fator decisivo para tornar a implantação do Big Data em sua empresa bem-sucedida. Como citamos, a variedade no tipo de dados e a velocidade com que sua empresa os adquire são fundamentais para que você possa fazer uma boa análise desses dados.

Sendo assim, não comece a implantar essa tecnologia simplesmente juntando todos os dados disponíveis, sem saber quais terão mais utilidade na criação de novas estratégias. Além de dificultar a identificação dos dados mais relevantes, esses dados sem valor só encarecerão o armazenamento de seu Big Data.

2. Crie uma estratégia de Big Data

Os objetivos da empresa devem guiar a estratégia de Big Data da empresa, sendo importante para definir quais tipos de dados devem ser mantidos e analisados por ela. Sendo assim, é importante que a estratégia de Big Data seja integrada com a estratégia de outros setores, como o marketing.

Para ilustrar a diferença nessas estratégias, observe que uma empresa de aplicativos e um canal que produza conteúdo em vídeo devem ter estratégias de marketing diferentes, com o primeiro querendo vender seus produtos e o segundo querendo ter mais audiência. No primeiro caso, o número de downloads é um dado importante, enquanto para o segundo o alcance dos vídeos é mais relevante.

3. Busque também dados externos

Os dados selecionados com base na estratégia da empresa não devem se limitar aos dados internos, provenientes de seus próprios sistemas. Para uma estratégia de Big Data mais efetiva, a empresa deve contar também com dados externos, que possam trazer mais informações sobre o mercado em que atua.

4. Escolha um sistema apropriado

Percebe-se que a quantidade e variedade de dados demanda um sistema robusto para seu armazenamento e processamento. O sistema escolhido deve estar preparado para receber informações de todas as fontes geradoras de dados escolhidas no desenvolvimento da estratégia de Big Data.

O tipo de armazenamento também deve ser analisado antes de adquirir um sistema para o Big Data. A empresa deve verificar quais tipos de armazenamento são os mais apropriados levando em consideração a quantidade de dados, a segurança e o investimento necessários em cada um deles. As soluções mais comuns são o armazenamento em servidores próprios ou o armazenamento em nuvem.

5. Combine as técnicas da TI com a cultura da empresa

O setor de TI não deve ser o único em contato com os dados obtidos. O Big Data deve ser usado como uma ferramenta da empresa e não de apenas um setor para se tornar efetivo na mudança de estratégias.

Assim, é preciso criar uma cultura direcionada a dados. Seus funcionários devem ter acesso e fazer uso constante de informações atualizadas para tomar suas decisões.

6. Conte um especialista para implementar o Big Data

O número de variáveis envolvidas com Big Data é muito grande e lidar com todas essas informações é algo desafiador. Por isso, é recomendado ao empresário que queria implementar o Big Data em seu negócio que ele conte com uma empresa especializada na área, de forma a garantir o retorno de seus investimentos nessa tecnologia.

Gostou dessas dicas?  Quer receber mais informações sobre a importância da análise de dados para a sua empresa? Acompanhe nossa página no LinkedIn!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer receber conteúdos exclusivos para alavancar seu negócio?

Quer receber conteúdos exclusivos para alavancar seu negócio?

Preencha o campo abaixo e receba direto em seu e-mail novidades do mercado para sair na frente dos seus concorrentes. 

Seu cadastro foi realizado com sucesso!