4 erros comuns de Business Intelligence que sua empresa deve evitar!

Em franca expansão no Brasil, o Business Intelligence já faz parte da realidade de muitas empresas, as quais já compreenderam a importância da análise de dados para uma melhor tomada de decisão. No entanto, não são todas que podem comemorar os ganhos com a ferramenta, pois os erros de Business Intelligence cometidos ainda são grandes.

Seja por falta de conhecimento das potencialidades da solução, planejamento falho ou equipe despreparada para uma mudança drástica na forma de tratar os dados gerados pelo entorno corporativo, a verdade é que boa parte das empresas pecam no uso do BI e acabam se frustrando com o investimento feito.

E você? Conhece os erros mais comuns de Business Intelligence? Saiba quais são agora mesmo e evite-os a todo custo!

Falta de planejamento na implementação

Implementar uma ferramenta de BI não é apenas comprar um software e instalá-lo. Você precisa definir muito bem quais são os objetivos da empresa ao fazer esse investimento e como a solução poderá contribuir para alcançar os resultados almejados.

Como o BI pressupõe a integração de uma série de outras ferramentas, você também deve ter uma visão sistêmica da empresa, compreendendo como cada recurso poderá contribuir e alimentar o Business Intelligence para maximizar o seu uso.

Subutilizar o sistema

Uma vez implementado, um dos erros de Business Intelligence mais cometidos é o de subutilizar o sistema. A equipe que não foi preparada para compreender a importância e funcionamento da ferramenta mantém controles dispersos em planilhas e outros sistemas e, no momento de alimentar o BI com informações relevantes, deixa campos em branco ou ainda preenche com dados inconsistentes.

No momento de gerar relatórios que poderiam auxiliar na tomada de decisão, você tem um monte de dados que não correspondem à realidade do seu empreendimento, conduzindo-o a conclusões equivocadas e que podem impactar negativamente o seu negócio.

Falta de integração do BI a outras ferramentas

O BI é formado pelo conjunto de tecnologias que você utiliza para coletar, processar e analisar dados de uma série de fontes, como clientes, fornecedores, mercado, etc., como o ERP, CRM, Automação de Marketing, Gestão de Projetos, entre outros.

Se você não integra todas essas ferramentas ao BI, não aumenta sua capacidade de confrontação de dados, tampouco de análise dessas informações. Portanto, no momento de implementar a solução na sua empresa, tenha certeza de que todas as soluções utilizadas podem e serão integradas ao Business Intelligence.

Ausência de um profissional qualificado

Dentre os erros de Business Intelligence mais cometidos também está a crença de que é possível implementar a solução sem o acompanhamento devido. Criar um cadastro em um BI na nuvem e começar a preencher os dados não garante o sucesso da sua iniciativa. É necessário ter um profissional qualificado que entenda o funcionamento da ferramenta e que auxilie no processo de integração das informações.

Nos primeiros meses de uso, é fundamental que haja um acompanhamento da implementação, verificando se as pessoas estão utilizando o BI da maneira correta, se a cultura de análise de dados está internalizada e se é necessário promover outros treinamentos que facilitem e potencializem o uso da análise de dados para extrair os melhores resultados do Business Intelligence.

A partir de hoje, temos certeza de que você não cometerá esses erros de Business Intelligence. Mas será que você conhece outras pessoas que podem estar com dificuldades por esses motivos? Que tal compartilhar esse post nas redes sociais e ajudar um colega?

One thought on “4 erros comuns de Business Intelligence que sua empresa deve evitar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer receber conteúdos exclusivos para alavancar seu negócio?

Quer receber conteúdos exclusivos para alavancar seu negócio?

Preencha o campo abaixo e receba direto em seu e-mail novidades do mercado para sair na frente dos seus concorrentes. 

Seu cadastro foi realizado com sucesso!