Saiba como a Ciência de Dados vai ajudar a desenvolver empresas

Diferente das técnicas de Business Inteligence, que têm como objetivo olhar os resultados em retrospectiva para descobrir e corrigir falhas, a Ciência de Dados consiste em projetar o mercado num futuro — próximo ou distante — com base em dados coletados e analisados em tempo real.

Para isso, os profissionais da área utilizam um misto de conhecimentos de programação, estatística, mineração de dados e organização de estruturas de armazenamento. Conheça agora algumas das vantagens que a Ciência de Dados pode trazer para a sua empresa:

A Ciência de dados aumenta a produtividade do seu time

Uma vez integrada aos processos do seu negócio, a Ciência de Dados se mostrará uma grande aliada para a formação de um time mais eficiente. Já imaginou como o desempenho do departamento de marketing poderia melhorar se ele pudesse contar com relatórios e projeções precisas sobre o mercado, gerados automaticamente por um software?

Os profissionais poderiam se concentrar apenas no planejamento e execução de ações, sem se preocuparem com as variáveis do cenário, que ficariam a cargo da análise feita pela máquina.

Ela alavanca a lucratividade

Quando trabalhamos com previsões precisas, diminuímos o número de projetos que fracassam por alguma mudança não prevista no cenário. Você não precisará mais jogar fora horas de trabalho da equipe por causa de algum elemento não planejado.

Horas gastas em projetos não executados representam um custo invisível enorme para a maior parte das empresas. Ao cortar esse desperdício de esforço e recursos, o ganho na lucratividade vem como consequência.

Permite maior segurança das informações

Historicamente, os sistemas de segurança das informações são desenvolvidos com padrões conhecidos de ameaças e reprogramados de acordo com os ataques sofridos e as fragilidades expostas. Esse mecanismo, no entanto, não é seguro contra hackers mais experientes e ameaças capazes de se adaptar rapidamente.

Com a Ciência de Dados, é possível criar sistemas mais robustos e seguros por meio do aprendizado contínuo da máquina. O próprio software é capaz de se desenvolver e fechar brechas de segurança com busca e análise de padrões e conexões escondidas em grandes grupos de ameaças.

Garante que você não seja mais surpreendido

Esteja sempre um passo à frente do mercado, baseando-se em evidências analisadas continuamente. A análise de dados em tempo real permite que os gestores projetem com precisão o cenário de curto e longo prazo das empresas, e informações sólidas garantem mais confiança e embasamento ao tomar decisões.

Para jogar em alto nível é preciso não apenas olhar as descobertas isoladamente, mas também obter insights por meio do cruzamento de diferentes fontes de dados.

Por exemplo, um restaurante pode comparar quais são os pedidos mais frequentes por dia de acordo com as condições meteorológicas. Essa informação pode ajudar na confecção de ofertas e preparação da demanda de acordo com a previsão do tempo.

Em breve, a Ciência de Dados vai impactar todo o mercado, de pequenas a grandes empresas. As relações de consumo e com a informação passam por mudanças bem radicais. Largue na frente e invista desde já em soluções na área de Ciência de Dados para aumentar a competitividade da sua empresa e expandir os seus negócios.

Gostou de saber como a Ciência de Dados pode ajudar sua empresa? Conhece outras formas de fazer isso que não mencionamos aqui? Deixe um comentário abaixo, contando pra gente!

This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *