Oportunidades de mercado: como encontrar a partir de mensurações e análises?

O mercado está cada dia mais competitivo e as empresas que não estiverem preparadas para lidar com esse cenário econômico tendem a perder forças frente a seus concorrentes.

Por isso, veja como transformar as oportunidades de mercado partindo da mensuração de dados e do conhecimento do seu público-alvo.

Analise o mercado e saia na frente

Nada melhor do que a realização de uma análise de mercado para que obtenha dados sólidos sobre as ações de seus concorrentes e para conhecer, de fato, seu público. Dessa forma, você poderá elaborar uma comunicação mais apropriada para ele e ainda conseguir se adiantar nas ações de seus concorrentes, uma vez que está acompanhando de perto o que eles têm feito.

Esteja presente na vida do seu público

Outra forma muito eficiente de conseguir melhores oportunidades de mercado e estar ainda mais envolvido com seu público é usar a força das redes sociais e das campanhas de anúncio para mensurar o envolvimento dele com seus conteúdos e, a partir desses dados, elaborar novas estratégias para continuar conquistando ainda mais pessoas.

Identifique cada lead e não perca oportunidades de mercado

Seguindo essa ideia, uma boa tática é a de lead scoring, que ajuda a qualificar os leads e identificar aqueles que estão mais propensos a efetuar uma compra. Essa técnica se baseia na análise do perfil e do interesse de cada lead e, assim, eles são classificados como “prontos” ou não para efetuar uma compra.

Os critérios de definição de perfil e de interesse são baseado sem algumas características, como:

  • Perfil: cargo, segmento da empresa, quantidade de funcionários, faturamento da empresa, etc
  • Interesse: e-mail que recebeu, tempo de relacionamento com a empresa, tipo de material de interesse e outros.

Com essa técnica ativa, você passa a trabalhar de forma muito mais pontual como cada segmento de público, direcionando a cada um a comunicação mais relevante para cada necessidade.

Faça o que tem que ser feito e seja recomendado

Com uma comunicação mais eficiente, é possível que em vez de clientes você comece a conquistar fãs, e esse público cada vez mais engajado será de extrema importância para que sua marca passe a ser recomendada e ganhe espaço no mercado.

Por isso, uma boa oportunidade para crescer ainda mais é investir em seus clientes mais leais e satisfeitos. Serão eles que recomendarão sua marca para seus amigos e conhecidos, e uma marca que é recomendada tem muito mais prestigio e reconhecimento do que aquelas que simplesmente existem no mercado — mas você só vai conseguir identificar esses clientes promotores se tiver boas ferramentas de análise.

Tenha em mente que para conseguir cada vez mais espaço dentro do seu nicho de atuação, que é cada dia mais competitivo, você precisa se diferenciar dos seus concorrentes e conhecer bem o seu público de interesse. Dessa forma, não há como perder oportunidades de mercado e você vai continuar crescendo de forma exponencial. Não deixe de medir os seus resultados e extrair as melhores oportunidades.

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