Descubra o que é a inteligência de mercado!

Você sabe o que os seus concorrentes têm feito? Sabe o que será tendência nos próximos anos na sua área de atuação? Conhece o comportamento e demandas atuais do consumidor? Está certo de quais oportunidades a sua empresa deve explorar para atendê-los?

Também chamada de business intelligence, a inteligência de mercado é a estratégia que auxilia as empresas a encontrarem as respostas para essas perguntas, identificando as melhores ações, descobrindo tendências relevantes e inovadoras, explorando as oportunidades certas e se destacando diante da concorrência.

Com as mudanças rápidas no mercado, as organizações precisam monitorar continuamente os acontecimentos, possibilidades e ameaças que ele pode trazer. O BI ajuda a acompanhar esses processos para que pequenas e grandes empresas estejam sempre um passo a frente das demais.

Como fazer a análise do mercado de maneira produtiva

A inteligência de mercado já é um conceito repetitivo no mundo empresarial. No entanto, muitos negócios ainda encontram dificuldades em fazer uma análise de dados que gere resultados reais. Afinal, não adianta fazer pesquisas sem tornar os seus resultados produtivos.

Confira 3 dicas para melhorar a sua análise:

Utilize a tecnologia a seu favor

Você já deve conhecer o conceito de Big Data, nome que se refere a grande variedade de informações relevantes para a sua empresa que podem ser coletadas e armazenadas por softwares de alto desempenho, por meio de log de servidores web, mídias sociais, e-mails, relatórios empresariais, transações bancárias, dentre outras fontes.

Esse imenso volume de dados é excelente para a inteligência de mercado, pois traz uma dimensão real e rápida sobre a preferência dos clientes, posicionamento da concorrência no mercado e o que será tendência no futuro.

Porém, muito mais do que uma ferramenta para coletar dados, o Big Data Analytics dever ser um recurso essencial para tomar decisões e despertar o interesse do cliente. Para cada negócio existe uma série de possibilidades, de acordo com o seu segmento, porte e objetivos.

A Amazon, por exemplo, investe pesado nessa tecnologia. Com mais de 280 milhões de visitantes mensais, ela utiliza algoritmos avançados para reunir dados dos consumidores de acordo com as suas buscas na internet, oferecendo as melhores soluções e produtos ao alcance de um clique. E essa estratégia impulsionou a marca a uma taxa de conversão 22 vezes maior do que a taxa média das maiores lojas virtuais da América do Norte.

A empresa já estuda para o futuro procedimentos de análise preditiva que identificarão o padrão de compras dos consumidores para que eles recebam novas remessas de produtos que são comprados com frequência sem sequer precisar fazer o pedido no site.

Transforme os dados em informações

Essa é a etapa mais significativa da inteligência de mercado. Saber transformar dados em informações valiosas para o seu negócio é o que define uma gestão de alta performance. E para fazer isso, você deve responder a algumas perguntas simples como:

  • Para quem e em que canal devo repassar essas informações?
  • De que maneira esse dado pode mudar a minha estratégia?
  • Estou sendo assertivo e obtendo os resultados que esperava?

Fazer as perguntas certas diante dos dados que você tem te ajudará a encontrar os melhores caminhos a seguir.

Invista em uma estrutura própria de inteligência de mercado

Além de ferramentas tecnológicas, você pode investir em uma equipe ou colaboradores específicos que se dediquem à análise dos dados processados e os transformem em ações inovadoras, que impulsionem a inteligência competitiva da sua empresa.

O ideal é que esse time compreenda as necessidades do negócio e contribua para a melhora da performance, transformando números e teorias em estratégias aplicáveis no dia a dia.

Se a sua empresa não tiver estrutura para montar um departamento exclusivo nesse momento, a solução é buscar ferramentas com funções analíticas e mais práticas para que você mesmo consiga analisar os dados relevantes e os transformem em uma gestão eficiente.

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