O que é Big Data Analytics? Entenda mais sobre o tema!

Fazer pesquisas para adquirir informações relevantes e definir estratégias da empresa sempre foi uma prática de empreendedores bem-sucedidos. E atualmente, no cenário competitivo em que vivemos, é ainda mais importante conhecer os hábitos de consumo dos clientes e o comportamento da concorrência. Para esse fim, o Big Data Analytics é muito eficiente.

Imagine que um empresário decida abrir uma loja no centro de sua cidade — seu ramo de negócio é vestuário. Antes de alugar o local e começar a comprar mercadorias, o que faz um empreendedor de visão? Em primeiro lugar, avalia o ambiente comercial onde pretende instalar a loja para perceber se o seu negócio pode prosperar ali. Para isso, será necessário colher informações sobre a aptidão comercial da região e o consumo dos clientes.

Mas como pode um empresário coletar dados importantes para sua empresa e transformar essas informações em resultados positivos? A tecnologia Big Data Analytics está tornando possível a otimização e eficiência da análise de dados. Quer conhecer mais sobre essa ferramenta incrível? Acompanhe nosso post!

Conheça o Big Data Analytics

Consegue imaginar o volume de dados espalhados na internet? Segundo o site ScienceDaily, nos últimos dois anos foram gerados mais de 90% de todos os dados virtuais do mundo, e esse número tende a aumentar. Todo esse volume de dados — estruturados ou não — chama-se Big Data.

O Big Data Analytics é o novo estágio do BI – business intelligence – que é um trabalho inteligente e analítico de um enorme volume de dados que são coletados, interpretados, armazenados e cruzados. A finalidade desse processo é conseguir insights e informações para direcionar as estratégias do negócio.

Como as empresas podem usar de maneira eficiente todos esses dados digitais? Vamos encontrar a resposta.

Analise os dados encontrados

Toda essa informação digital pode impactar diretamente o mundo dos negócios, pois mostra a rotina das pessoas ao redor do mundo. Por exemplo, um diretor de investimentos de uma empresa pode coletar dados virtuais que indicam os hábitos de consumo do público-alvo de seu negócio. Desse modo, ele pode planejar suas estratégias empresariais para se adequar às necessidades do cliente.

A empresa de cartão de crédito Visa utiliza o sistema Big Data. Nathan Falkenborg, chefe de soluções de performance para a Visa na Ásia do Norte, explica que ao identificar o desejo de viajar de um cliente — quando o cliente entra em um site de viagens, por exemplo —, a empresa desenvolve estratégias para que o usuário utilize as ferramentas Visa e os sistemas de pontuação. Concorda que é um modo eficiente de usar os dados coletados de seus clientes?

Use tecnologias para coletar dados

Para começar a usar os recursos do Big Data Analytics na sua empresa, será necessário procurar e implantar tecnologias que te ajudarão a aproveitar melhor as informações e análises coletadas. Uma boa capacidade de armazenamento de dados, processadores rápidos, alta conectividade e taxas de transferência, dentre outras ferramentas, são fundamentais para essa tarefa.

Empresas de outsourcing podem dar o suporte necessário para a implantação do big data em seu negócio oferecendo sistemas inteligentes de análise de dados para ajudar na tomada de decisões sobre as melhores estratégias para o público-alvo de sua companhia.

Esse artigo ajudou você a conhecer o Big Data Analytics e a entender como implantá-lo em seu negócio? Então você vai gostar de assinar nossa newsletter para manter-se bem informado!

This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

2 thoughts on “O que é Big Data Analytics? Entenda mais sobre o tema!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *