Como usar o Big Data Analytics para expandir seu negócio?

Embora ainda não tenha sido difundido o suficiente, o conceito de Big Data não é novo. A história recente nos mostra que já existe uma preocupação no mundo dos negócios com o armazenamento de um grande volume de dados relativos ao comportamento dos consumidores e do mercado em geral, o que resultou no surgimento do Big Data Analytics. No entanto, só recentemente essa ferramenta se tornou quase uma palavra de ordem no mundo dos negócios, principalmente, quando aliada ao seu principal complemento: o Analytics, tornando-se conhecido e batizado como “Big Data Analytics”.

Um termo que, em poucas palavras, significa a análise sistemática desse imenso volume de dados (Big Data), com o intuito de fornecer ao empreendedor informações sobre o comportamento dos seus consumidores e do mercado em geral, para o incentivo à inovação e à concretização de ideias que impulsionem um determinado negócio.

Neste post elencaremos as razões que fazem do Big Data Analytics capaz de potencializar o crescimento de sua empresa. Confira!

Como o Big Data Analytics ajuda uma empresa a crescer

A empresa adquire um potencial de crescimento muito grande com o uso do Big Data Analytics, sobretudo com um serviço que forneça um alto poder de processamento e ofereça soluções em cloud computing. Mas como o Big Data Analytics pode agregar valor aos negócios?

  • Em primeiro lugar, o sistema permite iniciar uma análise de forma arrojada desses dados, que permitirá à sua empresa tomar decisões estratégicas com base nesse imenso volume de informações — referentes aos hábitos dos consumidores e do mercado em geral;
  • O Big Data Analytics atualiza o empreendedor sobre as novas tendências do mercado, tanto interno quanto externo, já que terá nas mãos uma análise completa dos hábitos de consumo dos seus clientes nas mais diversas situações;
  • Antecipa possíveis fraudes, por identificar hábitos como: vida financeira ou histórico médico;
  • Prevê possíveis falhas em equipamentos industriais através de análise de dados de sensores possibilitando maior tempo produtivo.
  • Conscientiza, de antemão, quais produtos são a “bola da vez” em determinadas regiões, além de poder direcionar produtos onde já se sabe que há bastante demanda;
  • Além de, conhecendo o perfil de cada consumidor (por idade, classe social, região, etc.), poder oferecer promoções específicas e realizar publicidades dentro de cada contexto.

Como o Big Data Analytics realiza a coleta de dados

A coleta de dados pode ser compreendida em duas etapas:

  • Traçando tendências de comportamento dos consumidores: por meio de pesquisas de satisfação, preenchimento de formulários, comunicação dos consumidores com a empresa via “Fale Conosco”, ligações telefônicas, coletando e cruzando dados das transações comerciais efetuadas, suas preferências comentadas via Twitter, Facebook, Instagram, etc.
  • Traçando tendências dos investidores e do mercado: por meio da identificação de padrões regionais de negócio, do que dizem os diversos meios de comunicação, do registro das páginas mais visualizadas e hábitos de navegação na internet, de caminhos alternativos e “na contramão da concorrência”, além da identificação das várias realidades macroeconômicas em nível nacional e mundial.

Enfim, toda essa coleta de dados do Big Data Analytics deve ser manipulada com o intuito de incrementar a produção, gerar inovação no mundo dos negócios, atrair cada vez mais consumidores pelo entendimento de como funcionam os seus mecanismos internos.

Por meio de fontes públicas — canais governamentais, arquivos públicos, etc. —, redes sociais, streaming data — informações utilizadas pelos sistemas de TI das empresas — e outras fontes, o mercado como um todo se beneficia de informações que estimulam a melhor tomada de decisões.

Com isso, levando em consideração o competitivo mercado do qual a sua empresa está inserida, o Big Data Analytics pode se tornar uma ferramenta essencial para se sobressair nos negócios. O que acha de dar esse passo para o futuro? Entre em contato conosco e conheça nossas soluções!

This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

6 thoughts on “Como usar o Big Data Analytics para expandir seu negócio?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *